22 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Antiga escola primária de São Sebastião abre portas a projecto comunitário

16 de Fevereiro 2024

A antiga Escola Primária de São Sebastião prepara-se para ganhar uma nova vida: “a ideia é que o espaço sirva para reunir a população, não como um espaço comercial, mas de forma a colmatar a falta de um ponto de encontro entre os habitantes”, revela Ângela Anciães, promotora do projecto.

Quando a artista plástica se mudou de malas e bagagens para a pequena aldeia de São Sebastião, no concelho de Penela, vinda da movimentada Lisboa, depressa percebeu que existia uma “grande falta de espaços de convívio onde a população se possa encontrar, conversar e conviver: por aqui não há cafés, nem estabelecimentos comerciais”, conta. A viver na localidade “há cerca de um ano, na verdade conheço apenas uma dúzia de pessoas, mesmo que me digam que a aldeia tem mais de uma centena de habitantes”.

De forma a colmatar esta lacuna, a jovem lançou um desafio à Comissão de Melhoramentos de São Sebastião (CMSS), liderada por Carlos Paz. “Sabia que a antiga escola primária tinha sido cedida pela Câmara Municipal de Penela à associação, no entanto, o espaço só era aberto duas ou três vezes por ano”. Até que “sugeri ao responsável pela CMSS abrir portas todos os fins-de-semana”. Pelos vistos a sugestão foi tão bem recebida que a inauguração do espaço está agendada já para amanhã (17), com um mercado de trocas, e a promessa de que “temos muitos projectos e actividades que gostaríamos de realizar”, conta animada.

Espaço de convívio e partilha

“Apresentei o projecto à CMSS no final do ano passado, e poucas semanas depois já estávamos a realizar uma reunião com o presidente da Câmara Municipal de Penela, que ficou bastante satisfeito com a iniciativa”. Umas limpezas aqui, uns ajustes ali… e o espaço está pronto para abrir portas à comunidade. “Queremos que seja um espaço de convívio e partilha, um sítio onde possamos conviver, trocar ideias e experiências”. Na essência o “espaço continua o mesmo, apenas de cara lavada e com uma pequena intervenção estética”, mas no futuro “queremos criar uma ‘minibiblioteca’ com o acervo literário da qual a Comissão de Melhoramentos é proprietária, e que pode vir a crescer” com a ajuda da comunidade.

Ângela Anciães revela que “já estamos a preparar a criação de um clube de crochet, outro clube de leitura e alguns workshops”, sendo que para o futuro “há outras ideias que gostaria de implementar, como pequenos concertos musicais”, no fundo, acções que vão de encontro com os gostos da população. “Tenho questionado as pessoas sobre as actividades que gostariam de realizar, também temos uma caixa de sugestões e queremos que o projecto vá de encontro aos reais interesses da população”, assegura.

“Não vamos ser um café, nem um espaço comercial”, pelo contrário, “acredito na economia circular e na essência da partilha”, e é com esse espírito que imagina a dinâmica da antiga escola. “Seria interessante que uma pessoa fizesse um bolo e que o trouxesse para partilhar com a comunidade, ou um chá, ou umas bolachas”, para acompanhar “dois dedos de conversa, uma actividade de crochet ou um momento de leitura”.

Para além do mercado de trocas, marcado para este sábado (17), já está agendado um workshop de iniciação à costura para 23 de Março. Afinal, Ângela Anciães é a mentora da AifaCrew, uma marca de roupa artesanal “com foco na reutilização de materiais, no baixo impacto ambiental e no desperdício zero”, e por isso conta transmitir alguma da sua experiência enquanto artista plástica neste workshop. E é neste seguimento que espera que o projecto comunitário que tem para aquela antiga escola se desenvolva. Com o contributo de quem quiser partilhar os seus conhecimentos e experiências.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM