14 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

“Juntos vamos dar a volta ao mundo”: o desafio de cinco jovens sobreviventes de cancro

2 de Fevereiro 2024

A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro assinala, este ano, o Dia Mundial do Cancro (4 de Fevereiro) com uma iniciativa de sensibilização para a prática de actividade física como forma de promoção de um estilo de vida saudável.

No âmbito do projecto europeu OACCUs – Outdoor Against Cancer Connect US, que tem como objectivo constituir uma rede europeia de jovens sobreviventes de cancro, e no contexto do Dia Mundial do Cancro – promovido pela UICC (União Internacional para o Controlo do Cancro) -, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) promove uma iniciativa de sensibilização para a adopção de um estilo de vida saudável.

Cinco jovens sobreviventes de cancro, cinco histórias de vida que, em comum, partilham a resiliência na luta contra o cancro, lançam um desafio: juntarmo-nos ao desafio 5Km, mote para a prática regular de actividade física.

Actividade física e cancro 

A incidência global do cancro, que deverá aumentar substancialmente durante as próximas décadas, é em muito impulsionada por factores directamente relacionados com o estilo de vida. O tabagismo, consumo de álcool, a obesidade e a inactividade física são considerados como as principais causas de cancro e, como tal, alvos da prevenção primária desta doença.

A prática de actividade física regular é considerada um factor chave na prevenção de um conjunto de doenças não transmissíveis, entre as quais o cancro. A investigação estabelece, também, um papel clinicamente relevante da prática regular da actividade física na recuperação da doença oncológica e prevenção de recidivas, sobretudo quando orientada por profissionais habilitados.

A prática de actividade física pode ajudar os doentes oncológicos a tolerar melhor os tratamentos, minimizar os declínios físicos causados pela doença, contrariar a fadiga, minimizando os sentimentos de ansiedade e depressão, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida.

O desafio 5 km 

Sob o mote “Juntos vamos dar a volta ao mundo”, a Ana, o Alexandre, a Leonor, o Tiago e a Alexandra – cinco jovens sobreviventes de cancro – partilham o testemunho da importância da prática de actividade física na recuperação da doença e na melhoria do seu bem-estar físico e mental.

O Desafio 5 Km consiste em completar cinco quilómetros de actividade física – de bicicleta, a nadar, a correr ou, simplesmente, a caminhar –, partilhar a conquista nas redes sociais com o hashtag #LPCCdesafio5km e, por fim, desafiar cinco amigos a fazer o mesmo e a divulgar a mensagem. Somando as iniciativas de todos participantes pretende-se, uma vez mais, “dar a volta ao mundo”, alcançando os 40.075 Km, distância que representa o perímetro da Terra.

Os testemunhos dos jovens sobreviventes de cancro ficam disponíveis, ao longo da iniciativa, na página de Facebook da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (@ligacontracancrocentro) e, também, no canal do YouTube em .


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM