23 de Abril de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Programa “mais abrangente e mobilizador” celebra 50 anos do 25 de Abril

17 de Fevereiro 2024

Palestras, debates, música, desfile, exposições, lançamento de livros… eis alguns destaques de um vasto conjunto de actividades para assinalar os 50 anos do 25 de Abril. Será assim em Condeixa, num programa que teve início no passado dia 9, com uma palestra sobre a importância da economia social, e que se prolonga ao longo de todo o ano. A programação estava, à hora do fecho desta edição, nos “ajustes finais” para poder ser apresentada e divulgada.

Para celebrar naquele concelho os 50 anos do revolucionário Abril, “quisemos impulsionar um programa mais abrangente e mobilizador, imprimindo um especial significado à passagem de uma data tão marcante para a história da democracia portuguesa e do poder local democrático”, assinala Nuno Moita, presidente da Câmara e membro da Comissão Promotora das Comemorações Populares do 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974 no Município de Condeixa.

No ciclo de palestras e debates, a 16 de Março, pelas 17h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal, Álvaro Bento Lapa, José Magalhães Castela, Manuel dos Santos e Carlos Beato participam numa sessão sobre “o pronunciamento das Caldas de 16 de Março de 1974 e o 25 de Abril: a história contada por quem participou nas operações militares da Revolução dos Cravos”.

A 5 de Abril, Marcelo Azeredo Rodrigo proferirá uma palestra sobre “Tratamento Comunitário Democrático em Saúde Mental”, enquanto no dia 12 do mesmo mês, o presidente do Conselho Coordenador da SEDES, Álvaro Beleza, abordará “o desenvolvimento económico de Portugal após o 25 de Abril – o papel das PME’s”, numa sessão integrada também no oitavo aniversário da Associação de Desenvolvimento Empresarial de Condeixa.

Ainda em Abril, no dia 21, o padre Idalino Simões, da Comissão Diocesana Justiça e Paz, dissertará sobre “Encontro de Culturas – Identidades em cena, saudação a todos e em especial às pessoas das nacionalidades representadas entre nós”.

Em Junho, o ciclo de palestras encerra com a apresentação do projecto de arquitectura, ampliação e remodelação do Museu Nacional de Conímbriga, pelo arquitecto Paulo Providência.

“Abril com arte” é o mote para diversas exposições temáticas que estarão patentes em vários locais, como a Biblioteca Eng. Jorge Bento, a Praça da República ou a Escola Fernando Namora.

A programação incluirá também um ciclo de cinema sobre a liberdade, centrado nas figuras de Adriano Correia de Oliveira e José Afonso, e o lançamento de dois livros: um da autoria de Paulo Marques da Silva, sobre os condeixenses presos pela PIDE, e outro sobre o “legado de Abril” com textos de personalidades de âmbito nacional.

Entre as actividades envolvendo os alunos das escolas do concelho conta-se um “desfile do 25 de Abril”. “Estão muitas coisas a decorrer nas escolas, é uma alegria para nós a participação dos vários níveis de ensino, e todas estas comemorações só fazem sentido se também chegarem aos mais novos, sobretudo, aos mais novos”, frisa Miguel Pessoa, também membro daquela comissão promotora.

Dois concertos musicais, um arraial popular e a atribuição dos nomes de António Pimentel e António Mateus a duas ruas da vila de Condeixa integram também o programa comemorativo que terá o seu ponto alto com as actividades previstas para os dias 24 e 25 de Abril e que serão detalhadas em breve.

“Tentámos diversificar o mais possível a programação, recordando o que foi Abril, mas olhando para o presente e também para o futuro”, salienta Miguel Pessoa ao TERRAS DE SICÓ.

A comissão promotora pretende envolver nas comemorações escolas, juntas de freguesia, movimento associativo e população.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM