18 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Conferência ibérica valoriza importância histórica, científica e económica da bolota

18 de Fevereiro 2024

Especialistas de várias zonas da Península Ibérica reúnem-se em Ansião, a 2 e 3 de Março, para debater a floresta autóctone e de que forma é que esta pode ser valorizada, com a organização da V Conferência Ibérica Sobre a Bolota.

A conferência, que terá a duração de dois dias, conta com a apresentação de comunicações científicas e técnicas, organizadas em diferentes áreas temáticas relacionadas com a bolota e os carvalhos. Entre estas áreas, incluem-se, a ecologia e gestão dos ecossistemas, biotecnologia vegetal, nutrição, ciência e tecnologia de transformação, cadeia de valor e estratégias.

As comunicações estão distribuídas em diferentes formatos, e abordam trabalhos desenvolvidos com vista à utilização e valorização da bolota, com o objectivo de demonstrar a importância histórica, científica, económica e sociocultural da bolota e dos ecossistemas.

Adicionalmente, a conferência conta com duas mesas redondas dedicadas a temas específicos, nomeadamente estratégias para o futuro da fileira da bolota, e a certificação e envolvimento governamental. De acordo com a organização, a cargo do Município de Ansião em parceria com a Associação Espaço Vipa 1051, a Confraria Ibéria da Bolota e várias instituições de ensino superior nacionais e internacionais, estes momentos “proporcionarão uma plataforma para a discussão profunda e reflexiva sobre questões cruciais no âmbito da bolota”.

Além disso o evento dispõe, de uma mostra de produtos produzidos com bolota, uma demonstração gastronómica que ressalta as aplicações culinárias deste recurso e a oportunidade de explorar o Carvalhal Gramatinha-Ariques, conhecido como a maior mancha de carvalho-cerquinho da Europa, que preserva a biodiversidade do território na sua forma natural e ainda original, através de uma visita guiada. Este evento promete, ainda, “ser um marco significativo, unindo conhecimento científico, práticas, técnicas e experiências sensoriais em torno da bolota”, destaca a edilidade.

Almoço com sabor a bolota

E como nem só de palestras, comunicações e mesas redondas se faz o evento, a organização preparou um banquete recheado de surpresas, com destaque para o almoço servido no primeiro dia da Conferência (2), em que será possível degustar vários pratos confeccionados com bolota, como o “creme de bolota e chícharo, salpicos de azeite virgem e crocante de presunto serrano”, que serve de entrada, segue-se um prato de carne de alguidar e migas com bolota e uma lasanha de legumes e bolota.

Para sobremesa, os comensais serão surpreendidos com um delicioso cheesecake de bolota com redução de jeropiga e ervas Santa Maria.

No dia seguinte, a organização propõe um almoço onde reina a sopa à lavrador, seguida de uma degustação gastronómica com bolota. O showcooking fica a cargo dos chef’s Nacho Alonso, Miguel Ângelo e César Lema.

Bolota: um fruto com benefícios

O fruto produzido pelo carvalho, pela azinheira e pelo sobreiro é, sob o posto de vista nutricional, um “superalimento” com elevados conteúdos em fibra alimentar, tem um perfil lipídico semelhante ao do azeite, e tem enormes propriedades antioxidantes, anti carcinogénica e anti envelhecimento. É um fruto que pode ser incluído na alimentação, e é apto para os celíacos, por se tratar de alimento sem glúten. Desta forma, a farinha de bolota pode ser um interessante substituto da farinha de trigo na produção de pão, por exemplo.

A bolota também oferece benefícios notáveis para a saúde e beleza da pele.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM