14 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Observatório Local assinala aniversário com 64% do caminho percorrido para ODS

22 de Janeiro 2024

O sistema de monitorização do Observatório Local dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Município de Pombal, promovido pelo CESOP Local – Territórios sustentáveis – revela que Pombal cumpriu já 63,7% do caminho para os ODS, um valor superior ao verificado por Portugal (62,8%), pela Região Centro (63,3%) e pela Região de Leiria (63,1%), segundo o índice de sustentabilidade municipal de 2023.

De entre os ODS onde Pombal está melhor posicionado encontram-se os Objectivo 4 – Educação de Qualidade (82% do caminho percorrido) e o Objectivo 9 – Indústria, Inovação e Infra-estruturas (76%). Por outro lado, terá de melhorar a actuação no Objectivo 15 – Proteger a Vida Terrestre (64,4%).

De referir que nas Grandes Opções do Plano (GOP) constam alguns projectos que irão permitir acelerar o cumprimento deste ODS, designadamente o Centro de Operações Integradas da Protecção Civil; o Programa de combate à vespa velutina; o apoio às brigadas de voluntários de Protecção Civil; o Centro de Meios Aéreos; o prolongamento do corredor ribeirinho do rio Arunca; a requalificação da zona envolvente da escadaria Mirante Valbom; e a construção do Viveiro Municipal.

O Observatório Local dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável de Pombal foi apresentado a 18 de Janeiro do ano passado, numa sessão pública que contou com a presença de representantes do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP-local) da Universidade Católica Portuguesa. Desde aí têm sido desenvolvidas diversas iniciativas com o objectivo de dar a conhecer as boas práticas e projectos locais que contribuem para os ODS e de apoiar os serviços municipais a desenvolver projectos que contribuam nas diversas vertentes de sustentabilidade (ambiental, económica e social) e nas cinco dimensões dos ODS da Agenda 2030 – Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

Adicionalmente, está em curso a elaboração do Relatório Voluntário Local, que irá reunir, para além do índice de sustentabilidade municipal e das acções do Plano de Acção Pombal 2030, a participação dos cidadãos sobre qual o caminho a seguir para atingir os ODS.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM