Nove estudantes de vários níveis de escolaridade e de diversas escolas do concelho de Pombal estão a disputar a terceira edição do projecto Jovem Autarca, promovido pelo Município de Pombal, com o objectivo de “permitir aos jovens um nível de participação mais activa nas políticas que norteiam o seu concelho, conferir-lhes a possibilidade de assumirem um papel de porta-voz desta franja populacional, de serem co-responsáveis pela gestão de um orçamento e de criarem sinergias para concretizar os projectos que idealizaram”, destaca a edilidade pombalense.
A campanha eleitoral está a decorrer até à próxima sexta-feira, dia 19 de Janeiro, realizando-se nesse dia um debate entre todos os candidatos, com início às 17h45 no Café Concerto (Teatro-Cine de Pombal).
O acto eleitoral está agendado para o dia 23 de Janeiro, tendo como universo eleitoral todos os alunos matriculados em escolas do concelho. O candidato com maior número de votos será o Jovem Autarca, enquanto os candidatos com o segundo e terceiro lugar serão Jovens Vereadores, constituindo o “Executivo Jovens Autarcas”. Os restantes candidatos compõem a “Assembleia de Jovens Autarcas”. O mandato inicia- se com a tomada de posse, prevista para o dia 30 de Janeiro, e terá a duração de um ano.
As eleições estão a ser disputadas por Carolina Ferreira Valadas, de 17 anos, aluna da Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal; Cristelle Gonçalves Gomes dos Santos, 15 anos, aluna da Escola Básica e Secundária da Guia; Duarte Costa Lopes, 12 anos, aluno da Escola Marquês de Pombal; Hugo Filipe da Mota Marques, de 16 anos, aluno do Colégio João de Barros; Inês Mota Ferreira, de 17 anos, aluna da Escola Secundária de Pombal; João Francisco Machado, de 14 anos, aluno da Escola Gualdim Pais; Maria José Santos Gomes, de 13 anos, aluna da Escola Gualdim Pais; Mateus Palhais Gomes, de 13 anos, aluno da Escola Gualdim Pais; e, Mayara Rosa dos Santos Estrela, de 12 anos, aluna da Escola Gualdim Pais.
Recorde-se que o projecto é dirigido a jovens com idades entre os 12 e os 17 anos, estudantes até ao 11.º ano de escolaridade, que residam e frequentem escolas do concelho. Cada uma das candidaturas teve de ser subscrita por 50 apoiantes e apresentado um manifesto eleitoral, bem como um programa de acção para o mandato com medidas nas áreas da juventude, tempos livres e desporto, património, cultura, ciência e educação.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM