29 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Fundação Dr. José Lourenço Júnior debate “Ambientes Snoezelen” em seminário

10 de Janeiro 2024

A Fundação Dr. José Lourenço Júnior, de Abiul (Pombal), está a organizar o Seminário “Ambientes Multissensoriais Snoezelen, Bem-estar e Cuidar através dos Sentidos”. O evento realiza-se a 15 de Fevereiro, no Teatro Cine de Pombal.

De acordo com a entidade organizadora, este “será um seminário de um dia completo, rico em conhecimento e partilha de boas práticas sob a temática da abordagem Snoezelen e da estimulação cognitiva e sensorial, contando com oradores internacionais e nacionais, especialistas no tema”.

Para já, a fundação abiulense conta com a participação de Ad Verhuel, um dos fundadores da abordagem Snoezelen, nos anos 70 no Instituto De Hartenberg, Países Baixos, que “trará a sua longa experiência no desenvolvimento e aplicação desta abordagem a diversos públicos-alvo”. O evento conta, ainda com a presença de Marrubi Luna e Garazi Blasco, da Cooperativa Social TxiriBuelta, Pamplona, que apresentarão a sua experiência de intervenção Snoezelen em meio aquático.

A nível nacional, o seminário conta com a presença de Amélia Martins, especialista em estimulação multissensorial, co-fundadora da Cooperativa Via Hominis e responsável pela I&D e implementação da metodologia de cuidados Humanitude® em Portugal, Rita Silva, responsável e coordenadora do espaço multissensorial do lar Otília Lourenço, Abiul, que irá aproveitar a oportunidade para demonstrar a experiência da instituição nesta abordagem com idosos.

No decorrer do certame está ainda prevista a realização de “uma exposição dedicada ao tema, com materiais e equipamentos Snoezelen, para aqueles que queiram saber sobre como conceber, construir e equipar uma sala multissensorial”, sendo que “este evento representa uma oportunidade de excelência para técnicos e estudantes de diversas áreas, para conhecer e aprofundar conhecimentos sobre a estimulação sensorial através da abordagem Snoezelen (e outros ambientes multissensoriais) e as suas aplicações”.

As inscrições para participar do evento têm o custo de 25 euros e arrancam a 15 de Janeiro, através das redes sociais da instituição. A realização do evento conta com o apoio do município de Pombal e do programa ERASMUS+, e enquadra-se na “missão da instituição na promoção de iniciativas de apoio à comunidade, regendo-se por valores de justiça social, solidariedade, inovação e responsabilidade”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM