Pombal vai avançar, ainda no primeiro semestre deste ano, com a segunda fase da intervenção do corredor pedonal e ciclável junto ao rio Arunca. O projecto, que terá um investimento superior aos 600.000 euros, vai ligar a Ranha de Baixo à freguesia de Vermoil, num percurso entre quatro a cinco quilómetros.
De acordo com o presidente da Câmara, Pedro Pimpão, “este é um projecto que irá permitir a todos um maior usufruto do rio, da natureza e de toda a sua envolvente”, uma vez que “com esta intervenção, de cerca de quatro quilómetros, ficaremos com um corredor ribeirinho com cerca de dez quilómetros, com um percurso pedonal e clicável junto ao rio, que irá permitir às pessoas poderem, de forma segura, fazer a ligação entre Pombal e Vermoil”, destacou o autarca durante a sessão pública de apresentação do projecto, que teve lugar na Escola Cultural de Vermoil, a 12 de Janeiro.
No entanto, o objectivo é maior e passa por ligar Pombal à nascente do rio Arunca, em Albergaria dos Doze, sendo que este ano a autarquia pretende concluir a segunda fase da intervenção, até Vermoil, e começar a projectar a continuação do prolongamento até Albergaria dos Doze, que será outra fase.
O autarca sublinha que este investimento integra a “estratégia de promoção da qualidade de vida da população e valorização dos recursos naturais” do concelho, onde se pretende “devolver o rio Arunca à comunidade”.
Segundo Pedro Pimpão, desde que foi inaugurada a primeira fase da intervenção, até Ranha de Baixo, há um ano e meio, “houve um aumento significativo de pessoas a usufruir do rio”.
“E isso para nós é muito importante, porque assim valoriza-se o rio Arunca e também se contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, da promoção da actividade física. São ganhos incalculáveis”, remata.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM