8 de Outubro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal celebra 50 anos do 25 de Abril com mais de uma centena de iniciativas

19 de Janeiro 2024

O município de Pombal vai celebrar os 50 anos do 25 de Abril com um programa diversificado onde o objectivo é “homenagear, relembrar e reflectir” sobre este acontecimento que marcou a história do país.

Ao longo de mais de 50 dias, várias iniciativas vão marcar as comemorações em Pombal, com convidados como Sérgio Godinho, Jorge Palma, Fátima Campos Ferreira, Henrique Monteiro, Pacheco Pereira, João Soares e Miguel Poiares Maduro.

Sob o lema “50 anos, 50 dias”, o município propõe um programa diversificado composto por mais de uma centena de iniciativas de concertos a exposições, a palestras e espectáculos que exploram áreas artísticas como o teatro, as artes visuais performativas ou a poesia. Com início marcado para o dia 11 de Março, a programação, que ainda não está totalmente fechada, foi apresentada publicamente a 13 de Janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e contou com a presença de João Faria, comissário-executivo adjunto da Comissão Nacional das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, e de Luís Marques, comissário das Comemorações em Pombal.

De acordo com Luís Marques, a programação é “centrada nos jovens”, e pretende “descentralizar e deslocalizar as comemorações, estimulando a participação de organizações e entidades da sociedade civil e de representação local”.

“O nosso foco são as escolas e houve muita preocupação junto dos conselhos pedagógicos no sentido de as comemorações serem o mais abrangentes possível junto das escolas e dos jovens”, assinalou. Outro ponto relevante na construção deste programa foi a amplitude territorial e o envolvimento da sociedade do concelho, evitando a concentração das iniciativas na cidade, levando-as “o máximo possível às freguesias e a toda a comunidade deste concelho tão rico e diversificado, que vai do mar à serra”, destacou o antigo jornalista. Desta forma, “as comemorações percorrerão todo o concelho, envolvendo as várias gerações”.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, reforçou a ideia de que o “objectivo foi sempre desenvolver uma programação focada nas novas gerações e que fosse participada e vivida pelas pessoas”, com um “programa dinâmico, aberto a qualquer pessoa que tenha algum contributo ou sugestão”, de forma a “manter viva a chama da liberdade”.

Das iniciativas agendadas, o autarca destaca a homenagem que será feita a Salgueiro Maia, histórico Capitão com uma forte ligação afectiva e sentimental a Pombal. Assim, e “em articulação com a Comissão Nacional das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vamos dar o merecido destaque a Salgueiro Maia, com uma grande homenagem no dia 1 de Maio”. Altura em que será inaugurado “um grande mural, uma grande imagem de Salgueiro Maia na entrada da cidade para imortalizar esta ligação”, referindo-se, ainda a “outras iniciativas que irão valorizar esta ligação e o papel que teve nesta revolução”, sublinhou.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM