29 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela reconhece 20 empresas PME Líder do concelho

22 de Janeiro 2024

A Câmara Municipal de Penela e o Núcleo Empresarial local associaram-se para assinalar a excelência empresarial do concelho, numa cerimónia que decorreu no hotel Duecitânia, na passada sexta-feira.

“O objectivo do evento é evidenciar o excelente trabalho que os empresários do concelho vêm desenvolvendo e que muito orgulha e valoriza Penela, contribuindo também para a economia da Região Centro e de Portugal”, salienta o presidente da autarquia, Eduardo Nogueira dos Santos, evidenciando que Penela “é seguramente o concelho da Região de Coimbra com maior rácio de PME Líder e PME Excelência per capita”. No evento foram homenageadas 20 empresas.

A Câmara Municipal de Penela e o NEP homenagearam 20 empresas do concelho que obtiveram o estatuto de PME Líder, atribuído pelo IAPMEI. Com a atribuição deste estatuto, o IAPMEI reconhece o desempenho das empresas no que toca à sua qualidade, solidez financeira e excelência de gestão, bem como ao seu contributo para a economia local e nacional.

Na cerimónia, que contou com a presença de representantes do sector empresarial, de autarcas e de parceiros estratégicos, o presidente da autarquia, Eduardo Nogueira dos Santos reconheceu o mérito e o valor destas empresas para o território. “A relevância para o nosso território das empresas que dirigem, diariamente, com esforço e dedicação, é extrema. Na captação e fixação de pessoas. Na dinamização económica”, salientou o autarca, dirigindo-se directamente aos empresários presentes.

“As empresas hoje homenageadas empregam mais de 760 pessoas. As PME Líder apresentam um valor de negócios superior a 131 milhões de euros, com um crescimento de 10% de 2021 para 2022; e as PME Excelência um valor de negócios superior a 63 milhões de euros, com um crescimento de 31% de 2021 para 2022; dos quais exportam mais de 32 milhões de euros, num crescimento de 62% de 2021 para 2022”, continuou Eduardo Nogueira dos Santos, evidenciando a importância estratégica dos empresários para o território.

O presidente da Câmara Municipal salientou que Penela “é seguramente o concelho da Região de Coimbra com maior rácio de PME Líder e PME Excelência per capita. E no contexto distrital, Penela é o terceiro concelho com melhor desempenho das suas empresas, a par com Oliveira do Hospital, e apenas atrás de Coimbra e da Figueira da Foz”, adiantou.

O autarca destacou que as pequenas e médias empresas desempenham “um papel crucial na promoção e desenvolvimento dos territórios, ainda para mais nos de baixa densidade populacional”, porque funcionam como “catalisadores económicos locais”, criando “oportunidades de emprego e fomentando o empreendedorismo”. “Ao estabelecerem-se em concelhos como Penela, as PMEs geram uma cadeia de impacto positivo, porque também contratam fornecedores locais. Mas não apenas impulsiona a economia local, como também desempenha um papel vital na fixação da população. Ao oferecerem oportunidades de emprego, estas empresas ajudam a combater a migração de residentes para áreas urbanas, em Portugal ou no estrangeiro, em busca de trabalho”, concluiu, assumindo que a “adopção de políticas públicas que incentivem a inovação, a criação de negócios e de emprego e a simplificação de processos burocráticos para as empresas” é uma prioridade de acção do seu executivo municipal, o que engloba a ampliação de zonas industriais, a promoção de habitação e a melhoria dos transportes públicos.

No evento interveio, também, o presidente do NEP, Alfredo Simões, e Pedro Ramos, CEO da Keeptalent, este último com uma prelecção sobre as suas perspectivas sobre o sector e a importância dos novos desafios dos recursos humanos nas PMEs. O evento proporcionou, ainda, uma valiosa oportunidade de networking, fortalecendo os laços entre empreendedores, autarquia e parceiros estratégicos.

PME Líder 2021:

Calado & Duarte, Lda.; Centrostone, Lda.; Elioter- Produtos de Higiene e Limpeza, Lda. (também PME Excelência 2021); Engiperfil, Lda. (também PME Excelência 2021); Fernandes & Calados – Materias de Construção, Lda.; Foespe – Corte e Abate de Árvores, Lda.; Frijobel – indústria e Comércio Alimentar, S.A.; Gadanha – Pavimentos, Lda. (também PME Excelência 2021); Hélder Domingues Félix – Sociedade Unipessoal, Lda.; J. Subtil & Filhos, Lda.; JAMARKET, Unipessoal Lda.; Lápis Engenharia, Lda. (também PME Excelência 2021); Ovofruta – Comércio de Ovos e Frutas, Lda.; Penelaterraplanagens – Desaterros e Terraplanagens, Lda.; Serqueijos Pimenta – Fabrico de Queijos do Rabaçal, Lda.; Silvino Costa & Costa, Lda.; Simões & Rodrigues, S.A. (também PME Excelência 2021); T.J.B. – Transportes, Lda. (também PME Excelência 2021); e Windpark, Lda. (também PME Excelência 2021).

PME Líder 2022:

Calado & Duarte, Lda; Centrostone, Lda. (também PME Excelência 2022); Fernandes & Calados – Materias de Construção, Lda. (também PME Excelência 2022); Frijobel- indústria e Comércio Alimentar, S.A.; Gadanha – Pavimentos, Lda.; Hélder Domingues Félix – Sociedade Unipessoal, Lda.; J. Subtil & Filhos, Lda.; Lápis Engenharia, Lda. (também PME Excelência 2022); Penelaterraplanagens – Desaterros e Terraplanagens, Lda. (também PME Excelência 2022); Silvino Costa & Costa, Lda.; Simões & Rodrigues, S.A. (também PME Excelência 2022); T.J.B. – Transportes, Lda. (também PME Excelência 2022); Viaplanta – Sociedade Comercial de Limpezas e Ajardinamentos, Lda.; Windpark, Lda. (também PME Excelência 2022).


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM