14 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: HIESE é “desde o princípio um projecto fora da caixa”

19 de Janeiro 2024

O HIESE – Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos, em Penela, é “desde o princípio um projecto fora da caixa”, elogiou a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na cerimónia de inauguração da ampliação da incubadora, realizada no passado domingo (14).

“Esta forma inovadora como um pequeno município se posiciona na sua estratégia de desenvolvimento é uma inspiração, tem de ser uma inspiração e um exemplo para os nossos territórios”, afirmou a governante.

Começado a idealizar em 2006 e criado em 2016, fruto de um investimento de 1,3 milhões de euros, o HIESE é uma incubadora de base rural, que resulta de uma parceria entre o município de Penela e o Instituto Pedro Nunes (IPN) Incubadora, de Coimbra, que implementaram o actual modelo de gestão em 2017.

A fase de ampliação do espaço de localização empresarial, agora inaugurada, implicou um investimento de cerca de 750.000 euros, comparticipado a 85% por fundos comunitários e permitirá incubar mais uma dúzia de empresas.

Para Ana Abrunhosa, o HIESE mostra bem como se passa “da teoria à prática” na transferência do conhecimento académico para o tecido empresarial, “e como só quando o transferimos é que ele se torna em inovação nas empresas e em valor”.

“O que foi feito, o que está a ser feito e o que vai continuar a ser feito em Penela que seja uma referência para outros territórios, mas não basta copiar, é necessário adaptar ao contexto de cada um, porque isso é que garante a sustentabilidade”, preconizou a titular da pasta da Coesão Territorial.

A ministra defendeu ainda que o Estado deve investir nas incubadoras a longo prazo. “Só quem não tem mundo é que acha que estes projectos são sustentáveis no curto ou médio prazo. Não o são, demoram muito a sê-lo”, frisou, dando o exemplo de países nórdicos onde os estados investem durante duas ou três décadas em iniciativas do género.

Parceria reforçada

Por seu lado, o presidente da Câmara de Penela, Eduardo Santos, realçou que a parceria entre o Município e o IPN, “que agora reforçamos com a inauguração desta ampliação, estreita os laços entre o meio académico e o sector produtivo, incentiva a transferência de tecnologia e conhecimento para aplicações práticas, e promove o desenvolvimento económico através da transição do conhecimento gerado nas universidades para a sociedade”.

“É este o caminho que queremos continuar a trilhar conjuntamente com o IPN”, assegurou, dando ainda nota da importância da “adopção de políticas que incentivem a inovação, e a criação de negócios e de emprego”.

Para o autarca, “as incubadoras de empresas, como o HIESE, desempenham um papel vital na nossa economia, no apoio às ‘startups’ e aos negócios emergentes, fornecendo recursos, mentoria e acesso a redes de investidores. Isso não apenas estimula a criação de emprego, mas também catalisa a inovação e aumenta a competitividade de Portugal no mercado global. Um mercado global com melhores salários, com melhores condições de emprego, e que possa reter os nossos jovens”, salientou.

Perante a governante, Eduardo Santos lembrou ainda que Penela, enquanto município de baixa densidade populacional, enfrenta “desafios únicos”, e como tal necessita de “políticas diferenciadoras que incentivem o desenvolvimento nestas regiões e que permitam a tão propalada coesão”.

Paulo Santos, director-executivo da IPN Incubadora, afirmou que o HIESE “não é apenas uma incubadora, é também um centro de inovação”, que pretende contribuir para “a afirmação de Penela como um território de baixa densidade inovador, criativo e empreendedor”.

Ainda na deslocação a Penela a governante, preste a cessar funções, inaugurou também a ampliação das instalações da empresa SIRL, localizada na zona industrial.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM