14 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Comunidade escolar entrega cabazes solidários a duas dezenas de famílias

7 de Janeiro 2024

Sabemos que Natal é sinónimo de gratidão quando vemos que há comunidades que se juntam para abrilhantar a quadra daqueles que mais precisam. Neste caso concreto falamos da comunidade escolar do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, em Penela, que se uniu para realizar uma recolha de bens alimentares, posteriormente transformada em cabazes de Natal, que foram distribuídos por mais de duas dezenas de famílias.

Massa, arroz, conservas, leite… no total foram angariados 337,5 kg de bens alimentares e produtos de higiene, numa campanha que decorreu em dois momentos diferentes. “Por um lado foram angariados 157 kg de bens junto da comunidade escolar, que foi convidada a deixar os seus donativos ao lado das árvores de natal colocadas em cada uma das escolas do nosso agrupamento”, conta Fernanda Dias, directora daquele agrupamento, enquanto explica que a actividade já é dinamizada “há alguns anos”.

No entanto, “este ano decidimos alargar a iniciativa para fora de portas e criámos uma acção solidária, em parceria com a Câmara Municipal de Penela, onde o público da recém requalificada piscina municipal foi convidado a deixar bens alimentares em troca da utilização daquele equipamento”. De acordo com a docente, “aproveitamos o facto de a piscina estar a assinalar a sua reabertura com utilização gratuita para incentivar os utilizadores a doarem alimentos ou bens de higiene pessoal”, o que rendeu mais de 180 kg de produtos. Ainda nesta senda, “desafiámos as empresas e empresários locais a doar bens alimentares em troca de quilómetros nadados”, uma ‘brincadeira’ que motivou os utilizadores a nadar mais e os empresários a aderir à iniciativa.

“Após essa recolha conseguimos organizar os produtos de forma a organizar cabazes que foram distribuídos por 21 famílias de alunos mais carenciados”. A selecção foi feita com “base em critérios bem definidos e atenta aos alunos referenciados”, com a colaboração dos professores e directores de turma da escola, que conhecem “muito bem os seus alunos”. Ainda que “tenhamos registado uma maior adesão à iniciativa noutros anos”, Fernanda Dias não tem dúvidas de que a “nossa comunidade escolar é muito unida e continua sempre a ajudar quem precisa, mesmo que em menores quantidades”, afinal, “a vida custa a todos”.

Mercado de trocas

Outra das actividades dinamizada pela comunidade escolar foi um Mercado de Trocas, realizado pela primeira vez no final do ano passado, mas que Mafalda Branco, Mediadora Socioeducativa, considera “uma aposta ganha”.

“Tivemos mais de 80 trocas, e sobraram alguns bens que os alunos doaram e que vamos agora entregar a uma instituição concelhia”, revela. Para a responsável, “o mais engraçado foi perceber que tivemos alunos que não trouxeram nada para o mercado e que depois, durante a acção, ficaram tristes por não terem participado”, uma reacção que “demonstra que vale a pena replicar a actividade assim que houver oportunidade”, até porque “este é um modelo que demonstra a importância dos mercados circulares e da sustentabilidade”, uma mensagem “de futuro que queremos transmitir aos nossos alunos e à nossa comunidade”, garante.

E como actividades são coisa que não falta por ali, no Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, Mafalda Branco dá conta de que está a ser preparada a semana da Não-Violência e Paz, “onde estamos a preparar um leque de iniciativas que envolva não só os alunos mas também a comunidade penelense”. Para já apenas revela que irá ter lugar no início do mês de Fevereiro.

Para Fernanda Dias, directora da instituição, “todas as actividades que dinamizamos são muito importantes para a valorização dos alunos”, onde “gostamos de envolver toda a comunidade”, remata.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM