14 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela com orçamento de 13,2 milhões prioriza requalificação do centro de saúde e a habitação

6 de Janeiro 2024

O município de Penela vai contar com um orçamento de 13,2 milhões de euros para 2024, montante semelhante ao do ano anterior.

“O Orçamento e as Grandes Opções do Plano representam, por um lado, a ambição com que encaramos o futuro e, por outro, a grande incerteza em que o momento nos coloca”, referiu o presidente da Câmara, Eduardo Santos, na Assembleia Municipal que aprovou os documentos.

Para o autarca, este foi o orçamento mais difícil de elaborar desde a tomada de posse em 2021”, devido ao contexto de incertezas.

“Não obstante o actual contexto da recente crise política em Portugal, a inflação, a crise energética na Europa e os fortes compromissos herdados que continuam a condicionar as opções do actual executivo municipal, não deixaremos de projectar o futuro do concelho para o qual ambicionamos níveis de desenvolvimento superiores”, afirmou, salientando que “a meta continua a ser executar ao máximo o programa eleitoral sufragado” nas últimas eleições autárquicas.

Eduardo Santos assegura que no novo ano a Câmara vai “priorizar a elaboração do projecto de execução” para a requalificação do Centro de Saúde local, contemplado com perto de dois milhões de euros de financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Queremos iniciar a obra tão celeremente quanto possível”, reforça.

Penela assumiu esta semana competências na área da saúde no quadro da transferência de competências para os órgãos municipais decidida pelo governo, depois de já anteriormente tal ter sucedido na educação e na acção social.

O sector da habitação é outra das prioridades do executivo penelense, “empenhado na promoção da oferta pública e na promoção de projectos que dinamizem a requalificação por privados ao abrigo das iniciativas governamentais em curso”. A autarquia aguarda financiamento para avançar com o projecto de habitação a custos controlados, através da construção de edifícios de apartamentos para arrendamentos acessíveis.

O orçamento para 2024, no valor exacto de 13.236.800 euros, “engloba medidas que procuram fazer de Penela um concelho mais solidário e equilibrado, com mais habitação, melhor saúde e educação, com políticas de desenvolvimento sustentáveis, virado para o futuro”.

“Procuraremos estar solidariamente ao lado das famílias, das associações e das empresas penelenses”, frisa o autarca.

O orçamento para o ano que agora de inicia foi aprovado com os votos a favor dos deputados municipais do PS e dos presidentes de Junta e a abstenção dos membros da bancada social-democrata.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM