14 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

NATÉRCIA MARTINS

Papa Francisco

5 de Janeiro 2024

Gosto muito do Papa Francisco. É um Papa que, sendo nascido Jorge Mário Bergoglio, é o 266.º Papa da Igreja católica. Activo e interventivo. Nasceu em Buenos Aires- Argentina, no dia 17 de Dezembro, tal como eu é sagitariano. Os sagitários são bem-humorados e enxergam com alguma facilidade o lado positivo das coisas. Isto é: um sagitariano vê sempre o copo meio cheio e nunca o copo meio vazio.

Tem 87 anos. É velho e deve fazer um esforço enorme para se movimentar. Curvado pela vida movimentada que tem. Em novo foi-lhe retirado um pulmão, devido a infecção pulmonar.

Mesmo assim já foi ou ainda vai a vários locais do mundo. Onde ele entende que deve ir.

É por isso que nas pesquisas que fiz soube que o Papa estudou teologia e licenciou-se no Colégio São José. A 13 de Dezembro foi ordenado sacerdote.

O Papa fala fluentemente várias línguas como seja francês, inglês, italiano, espanhol e português. O Papa tem irmãos? Claro que tem. É o mais velho de cinco irmãos. Alguns já faleceram.

Os pais não eram ricos. O pai contador-mor e a mãe dona de casa. Estes eram italianos da cidade Piemonte. Homem de saúde frágil não deixa de ser tão interventivo como é.

Tem palavras de amor para os que são apanhados pela guerra ou catástrofe.

Num dos seus discursos disse:

– Temos que nos preparar para o Natal que é uma grande festa. É a festa em que pensamos e recordamos quando Jesus veio para o meio de nós. Disse, ainda, para mantermos os sorrisos nos rostos e que o Senhor dá tudo o que desejamos. O Papa considerou, e bem, que devemos ter contenção no consumismo.

No Concerto de Natal e falando para a plateia de artistas e não só, disse que o Natal é a festa mais rica em canções populares que combinam com a simplicidade, teologia e harmonia. Disse, ainda, as vozes de várias partes do mundo cristão cantam, são vozes cantadas com o coração e não só com a voz.

Numa dessas suas viagens esteve em Fátima. Ajoelhou junto da imagem e rezou. O que pediu não sei, mas decerto que não foi nada para ele.

Mostrou que é uma figura pequena fisicamente junto da imagem de Nossa Senhora. É assim que são os Homens grandes e pensamentos simples. Cultiva a austeridade e sempre adoptou posições a favor dos pobres e desfavorecidos.

Segundo li, nem lhe apetecia ser Papa. Ele foi o “chamado”.

Mostrou mão firme nas sanções contra crimes sexuais praticados por padres. Iniciou um trabalho pastoral dedicado às classes menos favorecidos denunciando as injustiças económicas e sociais.

O nome Francisco foi escolhido em referência a S. Francisco de Assis, pela sua simplicidade e dedicação aos pobres. Recusou o luxo que outros adoptaram, no palácio episcopal. Reside na Casa de Santa Marta. Não usa ouro no colar nem os sapatos vermelhos de veludo, marca Prada. O poder da liderança religiosa vem do seu serviço. Quando deixa de servir transforma-se em gestor. O líder religioso compartilha, sofre e serve os seus irmãos.

O Papa é um homem corajoso nos discursos que faz. Tão corajoso que disse: os pais que vêem orientações sexuais diferentes nos filhos devem apoiá-los em vez de os esconderem por trás de uma atitude de condenação. Fez mais advertências, deste género em relação aos transsexuais ou comunidade LGBTI. Teve a mesma atitude em relação aos casais do mesmo sexo. Diz ele que também têm o direito de fazer parte de uma família.

É por isso que o consideram um Papa progressista, mas mantém a doutrina que diz que o casamento católico deve ser feito unicamente entre um homem e uma mulher com a finalidade de gerar descendência.

Nota: Para escrever este texto sobre o Papa recorri à Enciclopédia Universal e a textos que guardei sobre gente que gosto e sobre quem um dia irei escrever. Fiz alguma pesquisa. Não copiei nem fiz plágio. Apenas transcrevi algumas frases ditas pelo Papa Francisco.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM