29 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: CAF mostra como envelhecer de forma positiva

21 de Janeiro 2024

Ajudar as pessoas idosas a envelhecer de forma positiva e evitar a sua institucionalização são dois dos grandes objectivos de Magda Rainho, promotora do projecto Cuidar com Amor & Felicidade (CAF).

A jovem, natural do concelho do Condeixa, e formada pela Escola Superior de Educação de Coimbra, em Gerontologia, prepara-se para arrancar com um novo programa, o “+ Vitalidade”, onde os idosos são convidados a participar, semanalmente, em actividades que podem ir desde ateliers de artes plásticas, teatro e estimulação cognitiva, até palestras com temas variados, com a nutrição ou à forma de lidar com o luto, sempre “numa perspectiva positiva”, assegura.

De acordo com Magda Rainho, “este programa vem no seguimento de outro que desenvolvi no ano passado, com duração de cinco meses, e que tinha como objectivo ajudar os idosos a olhar a velhice de forma positiva, apelando ao autoconhecimento”. A responsável revela que “os idosos que participaram nesse programa gostaram tanto que me pediram para desenvolver outras actividades”. Neste caso, o programa “+ Vitalidade” arranca no início de Fevereiro, com actividades às quartas-feiras, das 9h30 às 11h30, na Casa do Povo de Sebal Grande.

Ainda sobre o programa “Revisão de Memórias”, realizado no decorrer do ano anterior, a gerontóloga, conta que “foram realizados pré e pós-testes, que revelaram melhorias significativas no modo em como os participantes olham para eles próprios e para o seu envelhecimento”. Para o futuro, a “ideia é replicar o projecto”, assim haja abertura das instituições.

Para além dos programas em grupo, Magda Rainho também desenvolve actividades individuais, com visitas domiciliárias regulares, “que permitem, através de actividades individualizadas e personalizadas, evitar ou atrasar a institucionalização dos idosos”. No decorrer dessas visitas, a especialista desenvolve várias actividades em diferentes áreas e de acordo com as necessidades dos utentes, como actividade física, treinos cognitivos ou multissensoriais, e esclarece que “independentemente da actividade que seja realizada, a sessão termina sempre com um momento de meditação com técnicas de mindfulness ou terapias holísticas”. Para Magda Rainho, o segredo para o sucesso do CAF esta “no acompanhamento de proximidade”.

As inscrições para o programa “+ Vitalidade” podem ser realizadas através do 915 818 168 ou pelo e-mail cuidarcomamorefelicidade@gmail.com.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM