Ambição a metro. As comunidades intermunicipais (CIM) de Coimbra e Leiria vão avançar com um estudo de avaliação da viabilidade da expansão do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) ao Avelar, no concelho de Ansião, via Condeixa e Penela.
O estudo para o prolongamento do SMM, baseado em autocarros eléctricos do tipo ‘metrobus’, segue-se a um outro já realizado pela CIM Região de Coimbra para o alargamento do traçado a Condeixa e, posteriormente, a Penela.
O sistema de metropolitano ligeiro de superfície deve começar a funcionar no fim deste ano ligando Coimbra e Lousã, enquanto a operação no troço urbano de Coimbra está apontada agora ao final de 2025.
“Ansião está interessadíssimo em trazer a linha até ao Avelar, que acaba por ter uma centralidade, visto que está na confluência do IC8 com a auto-estrada A13. Seria uma forma de alavancar o concelho e toda a região norte do distrito de Leiria”, afirmou ao TERRAS DE SICÓ o presidente daquele município, António José Domingues.
Assegurando que “Ansião irá empenhar-se para que o projecto vá em frente”, para o autarca “a questão não é tanto existir ou não financiamento comunitário, porque ele existirá para estas áreas no próximo quadro de apoio, é mais a sustentabilidade económica e financeira do sistema, e se abranger mais população maior sustentabilidade terá”, advoga.
Também o presidente da Câmara de Penela, Eduardo Santos, defende que “um aumento significativo do número de utilizadores” contribuirá para a “rentabilidade da operação, um dos factores mais relevantes para que esta expansão se possa concretizar”.
O edil espera que seja aproveitado o próximo quadro comunitário, Portugal 2030, para fazer chegar o SMM a Penela, via a futura expansão a Condeixa.
“Este é um sonho que continuamos a alimentar. Para isso já estabilizámos um traçado em conjunto com a CIM Região de Coimbra, que prevê uma ligação Condeixa-Zambujal a Penela, via Chainça, Alfafar, Santo Amaro, [vila de] Penela, zona industrial de Penela e Espinhal”, salienta Eduardo Santos, assinalando que na revisão do Plano Director Municipal “já está previsto o ‘espaço canal’ para o que o metro de superfície possa ser uma realidade”, assim exista oportunidade de financiamento e “vontade política do governo”.
Primeiro Condeixa, depois Penela
O estudo para prolongamento do SMM, encomendado em 2021 pela CIM Região de Coimbra à empresa OPT, concluiu pelas boas condições para a concretização do eixo de ligação Coimbra-Condeixa, seguindo depois para o concelho de Penela.
Como já anteriormente noticiado, o ‘metrobus’ deverá ligar o centro de Coimbra ao terminal rodoviário de Condeixa. O traçado entra na zona nascente do concelho, junto à Quinta da Azenha, atravessa os lugares de Barreira e Gorgulhão, cruza a avenida Universidade de Coimbra e a Quinta do Travaz, em Casal da Estrada, dirigindo-se ao centro da vila, cruzando a estrada nacional 1/IC2 e “estacionando” no terminal rodoviário.
“Este é um projecto estruturante para o desenvolvimento de Condeixa e pelo qual me tenho batido ao longo dos últimos anos”, afirmou há um ano o presidente da Câmara de Condeixa, Nuno Moita, realçando que “os estudos realizados provam que não há nenhuma megalomania na defesa de uma mobilidade adequada às necessidades de Condeixa e da região”.
Para a ligação a Penela, o traçado proposto inicia-se naquele terminal, atravessa o centro da vila em direcção a Condeixa-a-Velha, dirigindo-se ao lugar de Póvoa de Pegas e com a última paragem no concelho em Zambujal.
O mesmo estudo apontava a expansão do traçado de Coimbra ao Espinhal para um investimento de 63 milhões de euros. Os custos da hipotética futura extensão ao Avelar serão agora estudados. As verbas do novo quadro comunitário são consideradas fundamentais para que todo o projecto seja concretizado na próxima década.
LUÍS CARLOS MELO
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
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