14 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Feira dos Pinhões preserva tradição centenária a 27 e 28 de Janeiro

21 de Janeiro 2024

O pinhão tem encontro marcado com os ansianenses, no fim-de-semana de 27 e 28 de Janeiro, num evento que reúne produtos endógenos, artesanato, teatro, folclore, desfile associativo e o programa televisivo “Somos Portugal”.

Se dúvidas houvesse, falamos da centenária Feira dos Pinhões que volta a transformar a zona da Praça do Município numa grande montra do que de melhor se faz na região de Sicó. O certame, organizado pelo Município de Ansião, apresenta cartaz diversificado, onde durante os dois dias de feira, há muito para ver, fazer… e provar.

António José Domingues, presidente da Câmara Municipal, admite que “a Feira dos Pinhões é de extrema importância na afirmação do território e na valorização e promoção dos nossos produtos”, realça, enquanto recorda que o certame, que conta com 327 anos de existência, “tem sido, desde tempos idos, um importante local de encontro para as gentes desta região”.

Para o autarca, esta é uma “feira de grande tradição e costumes locais, com ligação intrínseca à terra e ao mundo rural”, todavia “deverá haver sempre a oportunidade e o sonho de a melhorar”, sem estragar aquilo que é mais genuíno e singular. E se actualmente “não temos ainda reunidas as condições de espaço para pensarmos em alargá-la, a seu tempo pensaremos e idealizaremos essa perspectiva”, dá nota, referindo-se à intenção de “levar a cabo uma obra de requalificação e unificação da Mata Municipal com o antigo campo da bola”

Para já, a aposta é na continuidade das várias vertentes que têm feito deste certame um sucesso, no entanto, “quisemos reforçar as actividades de sábado, no sentido de atrair mais visitantes nesse dia”. Dessa forma, “vamos ter o espectáculo musical com a artista Rosinha”, e será “reforçado o reconhecimento que temos pelo trabalho desenvolvido pelos grupos etnográficos do concelho”, com a realização do Encontro de Folclore Infantil, onde participam os ranchos Infantil das Serras de Ansião, Folclórico Flores da Serra da Lagoa Parada e do Típico de Alvorge, as três instituições concelhias que dinamizam escolas de aprendizes.

Por sua vez, o programa da TVI “Somos Portugal” veio valorizar a feira, uma vez que “conferiu-lhe uma maior divulgação”, possibilitando atravessar as fronteiras do território e da região, levando um pouco do concelho aos milhares de ansianenses espalhados pelo mundo e não só.

Já no que toca a esta edição, o edil tem “uma grande expectativa”, a qual será ainda maior se as condições meteorológicas forem favoráveis, dado que “a Centenária Feira dos Pinhões está enraizada na nossa cultura e na nossa tradição, e são muitos os que ano após ano nos visitam e assim ajudam a promover este certame”, convida.

Câmara reforça apoios à plantação de pinheiro manso

Sendo o pinhão o ‘rei’ da feira, o autarca ansianense dá nota de que a autarquia celebrou com a Associação Florestal de Ansião um protocolo, em 2016, “no sentido de incentivar a plantação de pinheiro manso”, António José Domingues revela que “nestes sete anos a plantação de pinheiro manso no concelho já ultrapassou os 30 hectares”. “Mesmo não tendo atingido os valores que aspirávamos, é um valor razoável”, salienta. “Considerando que o pinheiro manso não é das árvores que tem maior rentabilidade económica, uma vez que o seu crescimento e início de produção demora muito tempo, notamos que há uma sensibilidade maior”, garante enquanto revela “queremos fortalecer e reforçar estes apoios”. Ou seja, “queremos dinamizar mais e divulgar mais estas iniciativas, não só este protocolo, mas também um outro, que diz respeito ao apoio à plantação de Medronheiro”.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM