29 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião e Alvaiázere sem veterinário municipal

11 de Janeiro 2024

Os municípios de Ansião e Alvaiázere estão sem veterinário municipal, desde o início do mês de Dezembro passado.

De acordo com o presidente da Câmara de Ansião, António José Domingues, o município “foi apanhado de surpresa” com a “grande rapidez” da Caixa Geral de Aposentações na apreciação do pedido de reforma do antigo veterinário, responsável pelo serviço naqueles dois concelhos. “Fomos informados no final de Outubro de que o nosso veterinário tinha submetido o pedido de aposentação e resposta veio passado poucas semanas, com a cessação de serviços a partir de 1 de Dezembro e não a 31 do mesmo mês, como seria expectável”. afirmou. Nesse sentido, a autarquia viu-se forçada a contratar “em regime de prestação de serviços” um profissional a exercer funções “numa clínica privada em Ansião” por forma a “garantir a continuidade dos serviços”.

No entanto, adianta o edil, “já estamos em contacto com um veterinário que ficará provisoriamente responsável, em regime de avença”, até que o município lance um “procedimento concursal para a contratação de um veterinário a tempo inteiro”, situação que pode demorar “dois ou três meses”. Até lá “temos os serviços assegurados”, uma vez que se tratam de “questões de saúde pública, que são muito importantes de salvaguardar”.

No que diz respeito ao município de Alvaiázere, o presidente da Câmara, João Paulo Guerreiro, manifestou ao TERRAS DE SICÓ a intenção de continuar a partição daquele serviço com Ansião, esperando que aquela autarquia consiga contratar um veterinário para “renovarmos o acordo que temos de partilha de recursos”.

O autarca alvaiazerense adianta que se entretanto surgir “algum problema teremos de recorrer aos prestadores privados para nos auxiliar”, esclarece.

António José Domingues entende que a partilha de recursos “é benéfica para ambos os municípios”, e por isso “o acordo que temos com Alvaiázere será para manter”, garante.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM