20 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure espalha pela vila magia do Natal

1 de Dezembro 2023

Soure abre no próximo domingo (3) as portas a um programa de animação natalícia que se vai estender até ao dia 23, com actividades para miúdos e graúdos, factores de atracção que pretendem ajudar a dinamizar o comércio local na quadra festiva e após as obras de requalificação urbana que nos últimos meses criaram significativos constrangimentos naquela vila.

A presença do camião do programa televisão ‘Domingão’, da SIC, nas ruas de Soure na tarde do dia 3 constituiu o pontapé-de-saída para nove dias de programação que incide nas sextas-feiras, sábados e domingos, até ao Natal.

“Queremos que as pessoas visitem Soure e aproveitem esta época de maior consumo e que o façam localmente, ajudando os nossos comerciantes”, preconiza a vice-presidente da Câmara, Teresa Pedrosa, salientando que a intenção da autarquia este ano foi descentralizar as actividades do ‘Mercado de Natal’ por diversos espaços da vila e não apenas no reabilitado mercado municipal, onde esteve o foco nos últimos dois anos.

Com as obras do Plano de Acção de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) concluídas, após “meses difíceis para os comerciantes, quisemos reforçar na época natalícia a animação para que as pessoas possam não só visitar o renovado centro da vila, mas também fazer as suas comprar da quadra no comércio local”, salienta a autarca, referindo que foi lançado o desafio aos estabelecimentos para que estivessem aberto até mais tarde nos dias de maior movimento.

A animação das lojas comerciais com música e danças ao vivo é uma das novidades da programação que inclui ainda concertos, cantares natalícios, oficinais de trabalhos manuais, sessões de contos, entre outras actividades.

“Numa parceria com a Banda de Soure e o grupo Moovdance vamos ter a actuação de músicos daquela filarmónica e dançarinos que farão a animação loja a loja”, destaca Teresa Pedrosa, apontando já para a adesão de cerca de 60 estabelecimentos à iniciativa que decorrerá aos sábados e que constitui mais um factor de atracção.

Muitas das actividades são realizadas com recurso à “prata da casa”, aliviando, assim, os encargos financeiros inerentes ao programa natalício sourense.

É o caso dos grupos folclóricos do concelho, com cantares de Natal e louvores ao Menino Jesus chamados a actuar nas praças Heróis Coutinho e Cabral e de São Tiago, onde também estarão colocados dois ‘madeiros de Natal’.

E porque o Natal é das crianças, “uma parte significativa da programação é destinada aos mais pequenos”, realça a vereadora.

A tradicional (e muito aguardada pela pequenada) chegada do Pai Natal está marcada para as 15h00 de sexta-feira (8), feriado nacional, na Praça da República, e compreende ainda um desfile de Pais e Mães Natal.

Um Concerto de Natal pela Orquestra Clássica do Centro realiza-se no dia 10 (domingo), pelas 18h00, no Multiusos de Soure.

“São nove dias de programação com mais de 30 actividades diversas numa vila renovada, e queremos que venham muitas pessoas, que se envolvam no programa e se sintam atraídos e motivados”, afirma Teresa Pedrosa.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM