27 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Herman José, Carlão e Luísa Sobral animam quadra natalícia

2 de Dezembro 2023

Preparem-se as gargalhadas, agendem-se os momentos em família, abram-se as agendas e registem-se os momentos. O motivo é simples, mas o programa é recheado de sugestões: Pombal prepara-se para celebrar, entre 7 de Dezembro e 7 de Janeiro, mais uma quadra natalícia com toda a pompa.

E se é certo que Pombal rima com Natal, é certo, também, que programação rima com animação: há exposições, workshops, espectáculos musicais, teatro e dança. Há pista de gelo, mercados de doces, e de produtos endógenos, comboio turístico, videomapping, carrosséis, animação de rua, e um bosque encantado onde ‘vive’ um Pai Natal atento e pronto a registar todos os desejos da criançada (sim… de adultos também).

As actividades envolvem a cidade num manto mágico, com epicentro no Largo e Jardim do Cardal, ainda que se estendam por ruas e vielas. Se o Largo do Cardal recebe um mercado de Natal, o ponto de partida do Comboio turístico e a projecção de um espectáculo de videomapping onde o edifício da Camara Municipal de Pombal e a Igreja Matriz se transformam, a 22 e 23 de Dezembro, numa enorme tela cinematográfica, pelo Jardim do Cardal está prevista a passagem de muitos artistas, entre eles Luísa Sobral, a 7 de Dezembro, André Henriques no dia seguinte (8), Herman José, com o espectáculo One (Her)Man Show, a 9 de Dezembro, Avô Cantigas, a 10. Jimmy P, acompanhado pelo Coro Juvenil do Coral Polifónico do Oeste, a 16 de Dezembro, a pombalense Daniela & Merry Friends (22), Xuxa Xups (29), e Soraia Morais (30).

Mercado e pista de gelo

A Praça Marques de Pombal, que outrora foi palco de muitas acrobacias na Pista de Gelo, recebe, este ano, o Mercado Local, promovido por associações e colectividades concelhias. Já a Pista de Gelo, essa viaja até ao Largo da Biblioteca e se junta a outros divertimentos, como carrosséis.

O auditório do Teatro Cine de Pombal recebe uma programação natalícia com dança e teatro, de onde se destaca a apresentação de uma produção da Casa Varela – Centro de Experimentação Artística, “O Quebra-Nozes – O outro lado do espelho”, um espectáculo agendado para 19 de Dezembro e que promete ser um “bailado desconstruído, cheio de originalidade e criatividade no desenvolvimento coreográfico de uma obra-prima intemporal, que continua a ser um dos espectáculos mais representados de sempre, especialmente na época natalícia”. E nem o Jardim da Várzea escapa à magia do Natal, onde será criado um delicioso ‘Mercado de Doces’.

Passagem de Ano com Carlão

Como a seguir ao Natal vem a… Passagem de Ano, desta vez ao som de Carlão. Para a despedida de 2023 e a entrada em 2024 com o ‘pé-direito’, a organização, a cargo do Município de Pombal, preparou uma noite que se antevê de grande folia, com a actuação do front-leader dos extintos DaWeasel, fogo-de-artifício, e música até ao raiar do dia com os DJ’s Nuno Fernandes e Bagunçada.

A quadra finaliza com a confecção do tradicional Bolo-rei Gigante, promovido pela Associação Comercial de Pombal, a 6 de Janeiro, no Jardim do Cardal, e com o Concerto de Ano Novo, a realizar no Teatro Cine de Pombal, pela Orquestra Filarmónica das Beiras, regida pelo maestro Martim Sousa Tavares.

 ‘Duendes’ invadem Avenida Heróis do Ultramar

“Procurando promover o espírito natalício e incrementar os valores associados à época Natalícia junto de várias entidades do concelho de Pombal”, a Avenida Heróis do Ultramar volta a receber uma decoração natalícia muito especial: “o projecto “Pombal tem mais “Duendes” no Natal” é a proposta deste ano para convidar a comunidade a reforçar as ligações entre as pessoas e a renovar a esperança, promovendo a sensibilidade e partilhando sonhos”, revela a autarquia pombalense.

Sendo o Duende “uma das personagens ligadas ao imaginário do Natal, que representa uma figura inteligente, responsável por ajudar o Pai Natal a fabricar os brinquedos pedidos nas cartas que chegam nesta época”, o desafio de criar e decorar duendes, junto da comunidade escolar, associações concelhias, residências seniores e instituições de solidariedade social concelhias “pretende envolver a comunidade num projecto unificador e potenciador de competências ligadas à criatividade, à sustentabilidade e à divulgação de usos e costumes universais”.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM