8 de Novembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela Presépio com ‘toque’ hollywoodesco arranca a 8 de Dezembro

1 de Dezembro 2023

Entrar no Pavilhão Multiusos de Penela será, a partir de 8 de Dezembro e até 7 de Janeiro, como entrar numa máquina do tempo, onde a tecnologia foi colocada ao serviço do “verdadeiro espírito do Natal”. Com um conceito completamente renovado, o Penela Presépio deste ano promete impressionar a pequenada e surpreender os adultos.

A poucos dias da abertura, o presidente da Câmara Eduardo Nogueira dos Santos mostra-se entusiasmado com as “alterações profundas” previstas para a edição deste ano do Penela Presépio, que apesar de ser uma imagem de marca do concelho “precisava de um novo conceito”. Desta forma, logo em Janeiro de 2023 “começámos a pensar em novas ideias e a definir novos planos”, altura em que “desafiámos Ilyas Kaduji a criar um novo caminho para o Penela Presépio”.

Ao contrário do que se poderia esperar, a reacção inicial do produtor de cinema não foi a mais entusiasmante: “não consegui perceber de imediato como é que poderia contribuir para este projecto, nem como é que a minha experiência na área do cinema poderia ser aplicada ao Penela Presépio”, revela o especialista em efeitos especiais, com nome gravado em alguns dos maiores sucessos de cinema dos últimos tempos, como o Gladiador, Alien vs Predador, Lara Croft: Tom Raider – O Berço da Vida, ou os inabaláveis Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e Harry Potter e o Cálice de Fogo.

Inspiração cinematográfica

É aliás este pequeno feiticeiro de Hogwarts que acaba por ‘convencer’ Ilyas Kaduji. “Levei as minhas filhas a uma exposição aos Estúdios Harry Potter, em Londres, e foi aí que me apercebi que poderia efectivamente transportar esta magia do cinema para o Penela Presépio”, ao que parece as crianças “estavam completamente embrenhadas naquele espírito, tiveram reacções surpreendentes e comecei a imaginar como poderia dar um ‘toque’ hollywoodesco ao Penela Presépio”. Misturar a realidade cinematográfica americana com o estilo inglês e trazê-lo para Penela foi, afinal, um passo muito fácil de dar.

“Apresentei o projecto à equipa [da Millwood Digital Studios, dirigida por Ilyas Kaduji e Mafalda Sá e com sede na Lousã], e ficaram muito entusiasmados”, garante. Com recurso a tecnologia de ponta, Mafalda Sá revela que a visita ao Penela Presépio “será uma experiência imersiva, muito interessante e única no país”, permitindo “uma viagem no tempo” inesquecível e capaz de “escalar para outros patamares”.

“Apesar do recurso a tecnologia 4D, 5D e hologramas, queremos que a experiência seja o mais realista possível e que transporte os visitantes para cenários muito particulares desta caminhada”, onde o foco principal “está na verdadeira mensagem do Natal”, como “o amor, a partilha, ou a família”. No fundo, “a tecnologia é utilizada de forma a valorizar a tradição do Natal, e não o contrário”. Até porque “não queremos que as questões tecnológicas sejam o mote deste presépio, ainda que nos permita trazer esta inovação e passar uma mensagem”, explica Mafalda Sá.

Para além desta componente tecnológica, dos cenários cinematográficos e das novidades que se esperam impressionantes, o Penela Presépio conta ainda com o uso de uma parte das figuras utilizadas nos presépios dos anos anteriores. “Vamos manter, em algumas zonas, aquilo que era o presépio animado que tivemos em anos anteriores”. Afinal, “não era justo fazer um corte tão radical com o nosso passado”, assume Eduardo Nogueira dos Santos.

Made in Penela

Criado o novo conceito e terminado o projecto, passar à execução e montagem do Penela Presépio tem sido outro desafio onde a comunidade é convidada a participar. Numa ‘corrida contra o tempo’, dentro do Pavilhão Multiusos de Penela há espaço para todos: para os utentes da Cercipenela, para os alunos da Universidade Sénior, para o grupo de Escuteiros, ou até para dezenas de voluntários que não perdem a oportunidade de “ajudar no que podem e como podem”, felicita Mafalda Sá, que encontrou na comunidade penelense “um espírito colaborativo impressionante”.

De acordo com o presidente da Câmara de Penela, outro dos desafios lançado à equipa da Millwood Digital Studios prende-se com a aquisição dos materiais a utilizar na criação deste projecto, “de forma a criar o maior impacto possível dentro da comunidade”, onde “tudo foi consumido em Penela”. Eduardo Nogueira dos Santos admite que “assinar um contrato ao estilo ‘chave-na-mão’ poderia ser mais fácil para a empresa, que já tem os seus fornecedores habituais, mas aqui o foco está em Penela, e nosso principal objectivo é envolver toda a comunidade e a permitir que exista o maior retorno possível para o nosso território”, sublinha, enquanto afirma que “o Penela Presépio é de Penela, é dos penelenses: é nosso”.

E se o Penela Presépio é a principal atracção, entre 8 de Dezembro e 7 de Janeiro há muito mais para ver e fazer… “Tal como tem vindo a acontecer noutros anos, vamos continuar a ter presépios tradicionais em vários pontos do concelho, nomeadamente em Podentes, Espinhal, Cumieira e Rabaçal”, onde o “objectivo é envolver a comunidade e convidar os visitantes a viajar pelo território e a explorar o seu valor”.

Para além dos presépios, a organização, a cargo da autarquia penelense, preparou um programa festivo onde se incluem mercadinhos de Natal, animação de rua e uma exposição dentro das muralhas do Castelo de Penela.

Presépios pelas freguesias

O presépio não é apenas uma imagem de marca da vila de Penela, é uma tradição de todo o concelho. A contrastar com a tecnologia de ponta utilizada no Penela Presépio, em Podentes, no Espinhal, na Cumeeira e no Rabaçal a recriação histórica é feita da forma mais tradicional.

Em Podentes, falamos de um presépio tradicional, executado pela Junta de Freguesia com a colaboração do grupo de catequese e estará visível ao público no adro da Igreja. As figuras, em ferro, “foram executadas pelos utentes da Cercipenela”, revela Anabela Santos, presidente da Junta, enquanto explica que “as vestes foram executadas pelo nosso grupo”, numa “tarefa que não é fácil, mas que estimula a imaginação”. Com o “objectivo de atrair mais visitantes a Podentes”, a autarca assume que “toda a comunidade é muito interessada e participativa”.

No Espinhal, a matéria-prima é outra, o barro. As pequenas peças formam um tradicional presépio que “recria a vila do Espinhal e as suas gentes”, conta Luís Dias, presidente da Junta de Freguesia. A execução fica a cargo da população, e pode ser visitado no “sítio do costume: no edifício do Mercado”, onde também será possível visitar um mercadinho de natal, numa mostra de artesanato regional e produtos endógenos. O autarca espera, “muitos visitantes”, talvez porque por ali se “mantem a essência do tradicional”. Para a localidade de Cumeeira está também prevista a execução de um presépio bem tradicional.

Já na União das Freguesia de Santa Eufémia, São Miguel e Rabaçal, o executivo lançou um desafio à população, instituições e empresários para que se volte a repetir a “rota dos presépios”, no entanto, em pelo adro da Igreja do Rabaçal “a população, juntamente com a Fábrica da Igreja, está a preparar um belíssimo presépio tradicional, com imagens em barro”. De acordo com Maria Marmé, presidente da União das Freguesias, “há ainda um ponto de atracção na Fonte Nova, onde o executivo está a recriar um presépio com a ajuda dos utentes da Cercipenela”. Outra das novidades para aquele território é a “iluminação natalícia de todas as capelas e igrejas da União das Freguesias”, um apontamento “simbólico mas que esperamos seja marcante”, perspectiva.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]

(Na foto, Eduardo Nogueira dos Santos ladeado por Mafalda Sá e Ilyas Kaduji na apresentação do evento)


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM