14 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Festival de Inverno anima Alvaiázere até aos Reis

15 de Dezembro 2023

O FICA – Festival de Inverno no Concelho de Alvaiázere arranca hoje (15) para três semanas de forte animação da quadra festiva, com uma mega exposição de pais natais a centrar as atenções e a Passagem de Ano como uma das novidades.

O evento que se realizou pela primeira vez em 2021, ainda nos resquícios da pandemia, vai para a terceira edição e “como se diz na gíria, pegou de estaca”. “Criámos o FICA logo após tomarmos posse e no curto espaço de tempo que tivemos, cerca de dois meses, realizámo-lo, e foi um sucesso”, afirma o presidente da Câmara, João Paulo Guerreiro.

“Tem sido um caminho de aprendizagem, vamos melhorando as actividades, torná-las mais atraentes para as famílias alvaiazerenses e para quem nos visita”, salienta o autarca, satisfeito com o retorno positivo do festival.

Para João Paulo Guerreiro, “o feedback tem sido fantástico, a nossa percepção também tem sido muito boa”. “Acho que este novo evento nesta altura do ano foi uma aposta ganha, e apesar do clima não ser tão convidativo, o espírito natalício acaba por levar as pessoas a aderirem e a apreciarem o que temos feito. Considero que tem sido um sucesso e, como se diz na gíria, pegou de estaca”, frisa.

“A nível do dinamismo e de atractividade ao concelho estão reunidas as condições para fechar 2023 com chave de ouro”, afiança.

Vêm aí mais pais natais

O FICA tem início esta sexta-feira à tarde (17h30) na tenda gigante instalada no Parque Multiusos e inclui um vasto conjunto de actividades que se prologam até 7 de Janeiro de 2024.

Para além de ter expostas cerca de 3.000 figuras de pais natais, o festival conta com pista de gelo, insufláveis, Casa do Pai Natal, música e vária outra animação destinada não só aos mais pequenos mas também às suas famílias.

“A maior exposição de pais natais do país será a grande atracção. Optámos por iniciar com cerca de 3.000 figuras, de um espólio de cerca de 10.000 que estão à guarda da Câmara Municipal, na expectativa que tudo corra bem e que depois consigamos no futura colocar em exposição a totalidade dos pais natais. Não gostamos de dar passos maiores que as pernas, e como tem corrido bem, o festival tem crescido, vamos continuar com muita ambição mas com os pés assentes na terra”, sustenta Guerreiro.

No programa do FICA, cabe à Banda da Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília (SFASC) ‘abrir as hostilidades’, com uma arruada após a cerimónia de inauguração. A noite do primeiro dia será animada musicalmente Smells Like 90’s, Miguel Abreu (baile) e DJ Hugo Rafael.

Amanhã (16), a tarde será dedicada às audições dos alunos da Academia de Musica da Alva Canto e da Escola de Música da SFASC e ao teatro com “A girafa que comia as estrelas”.

Às 15h00 abre portas o Mercado de Natal, de promoção dos produtos endógenos, que funcionará durante o fim-de-semana.

Para as 18h30 está marcada a partida das provas solidárias de BTT, mini-trail e caminhada.

Um concerto pela Banda da SFASC e as actuações de Buba Espinho, John Mitchell (baile) e DJ Lino F animarão a noite.

No domingo (18), destaque para o espectáculo de Batatinha (17h30), seguido do Concerto de Natal, protagonizado pelo Canto Firme de Tomar e Orquestra da Amizade, na Casa Municipal da Cultura.

Na sexta-feira (22), a Orquestra Ligeira da SFASC actua pelas 21h00, estando o espectáculo do Padre José Luís Borga agendado para as 22h30, com o DJ White a fechar a noite.

No sábado (23), o Avô Cantigas anima tarde, a partir das 16h00, e à noite actua Emanuel Moura e o DJ Luís Pinheiro; enquanto no domingo (24) a tarde é de teatro com “Parece… mas não é uma história de Natal”.

A programação do último fim-de-semana do ano abre na sexta-feira (29), com um baile abrilhantado por André Fernandes, encerrando a noite ao som do DJ Francesco. No sábado (30), a tarde contará com a contadora de histórias Liliana Gonçalves e, à noite, actuam Spice Boys e o DJ K Miranda.

Passagem de Ano em estreia

Animação na noite de passagem de ano é uma das novidades da edição deste ano do FICA, graças às “solicitações”. “Fomos ouvindo as pessoas a solicitarem-nos que fizéssemos também um programa para a Passagem de Ano e vamos fazê-lo. É mais uma oportunidade para as pessoas passarem em Alvaiázere um serão extraordinário, com animação, música, fogo-de-artifício e em convívio com todos aqueles que optam por passar de ano fora de casa”, refere o presidente da Câmara.

A noite será animada pelo Grupo SóRitmo, a partir das 22h30, e encerrará madrugada fora com Funk Boys. À meia-noite, fogo-de-artifício dará as boas-vindas a 2024.

“Vai ser uma boa iniciativa a experimentar este ano”, admite o autarca.

No primeiro fim-de-semana do novo ano, destaque para o tradicional Cantar dos Reis, “muito enraizado em Alvaiázere e que envolve associações e muitos grupos de populares”, na sexta-feira (5), a partir das 19h00. A programação do FICA encerra no domingo (7), com um Concerto de Ano Novo, pelo Coral Alva Canto e Coro Infanto-juvenil de Alvaiázere, a partir das 17h00, na Igreja Matriz.

Durante todo o festival, os mais pequenos têm à disposição o Espaço Natal, com pista de gelo, ateliers, carrosséis, presépio, insufláveis, Escritório do Pai Natal, Casa do Pai Natal, piscinas com bolas, árvores de Natal, baloiços e trenó do Pai Natal, entre outras actividades.

“Quem visitar Alvaiázere, quem visitar o FICA não se vai arrepender, antes pelo contrário, vai sair muito gratificado e com vontade de voltar”, sugere João Paulo Guerreiro.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM