14 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

‘Erasmus+’ levou alunos de Penela a Dublin

17 de Dezembro 2023

Nove alunos do 8.º e 9.º ano do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, em Penela, acompanhados pela coordenadora do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) e pela mediadora socioeducativa, passaram cinco dias em Dublin, capital da Irlanda, ao abrigo do programa Erasmus+, subordinado ao tema da sustentabilidade.

De acordo com Mafalda Branco, mediadora socioeducativa, “foi a primeira vez que os alunos do nosso agrupamento tiveram a oportunidade de viajar no âmbito deste projecto”, sendo que “noutros anos, já tinham participado do programa professores e funcionários da escola”.

A participação no projecto permitiu “que os alunos participassem em workshops, visitassem uma escola e tomassem contacto com outros contextos culturais, o que é, no nosso ponto de vista, uma excelente oportunidade para que os jovens desenvolvam novas competências e tomem consciência de outras realidades e a ver o mundo de outra perspectiva”.

A importância da economia circular e vários assuntos relacionados com a sustentabilidade foram o mote para grande parte das actividades, que, segundo Mafalda Branco, “serão replicadas dentro da nossa comunidade escolar”. Entre elas a realização de um Mercado de Trocas, a realizar a 19 e 20 de Dezembro, com o objectivo de “promover a reutilização de bens, o consumo responsável e a redução de resíduos”. Por ali, podem trocar-se roupas, livros, brinquedos, jogos e muitos outros objectos, “desde que estejam em bom estado de conservação”, adianta.

Para a mediadora, “um dos momentos altos e mais entusiasmantes da experiência em Dublin foram as actividades no Rediscovery Centre, o Centro Nacional para uma economia circular: desde 2004, este centro tem liderado a transição da Irlanda para uma economia circular e para um futuro sustentável e proporciona várias actividades no âmbito da educação e formação, sobretudo das gerações mais novas, e constituíram um momento de reflexão sobre a importância do papel dos jovens neste processo fundamental para o futuro do nosso planeta”, destaca.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM