14 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa revela vencedores do Orçamento participativo

18 de Dezembro 2023

Já são conhecidos os vencedores do Orçamento Participativo (OP) de Condeixa de 2023 e de 2022, cuja votação teve que ser repetida por questões jurídicas, apurando-se quatro propostas vencedoras nas duas edições do OP.

Os condeixenses que participaram na votação das propostas candidatas ao OP 2023 elegeram as propostas “Segurança na estrada” (517 pontos) e “Floresta mais segura” (489 pontos) como as vencedoras, no se refere ao OP de 2022 as propostas aprovadas foram “Veículo para Equipa Reconhecimento e Avaliação da Situação” (465 pontos) e “Condeix@prende” (306 pontos).

A proposta “Segurança na estrada”, apresentada por Tiago Picão e com um orçamento estimado de 50 mil euros, prevê a modernização dos equipamentos de salvamento e desencarceramento.

Vítor Martins venceu o OP Condeixa 2023 com a proposta intitulada “Floresta mais segura”, que tem por base a aquisição de meios físicos para criar equipas de vigilância, prevenção e combate a fogos nascentes.  Estas duas propostas esgotaram a capacidade financeira do OP Condeixa 2023, no valor de 100 mil euros.

Na edição de 2022 do Orçamento Participativo a proposta mais votada (465 pontos) foi apresentada por Tiago Picão e prevê a aquisição de um veículo táctico que permitirá a criação de uma Equipa Reconhecimento e Avaliação da Situação (ERAS).  A segunda proposta vencedora (306 pontos), da autoria de Anabela Diogo de Lima, prevê a criação de um novo espaço educativo inovador, também conhecido como “Laboratório de Aprendizagem”, no Agrupamento de Escolas de Condeixa. Denominado “Condeix@prende”, o projecto pretende dar a todas as crianças e jovens em escolaridade obrigatória do concelho ferramentas que “potenciem as competências que o futuro lhes exige”, sublinha a autora, “desenvolvendo-lhes competências no domínio das diversas literacias, mas focando a sua atenção na literacia digital”.

Recorde-se que a votação das propostas admitidas ao Orçamento Participativo de Condeixa 2022 teve que ser repetida, decisão baseada em parecer jurídico após ter sido detectado um erro técnico na fase de validação e análise técnica das propostas apresentadas na edição do ano passado. Com 1698 participantes registados, a edição 2023 do OP Condeixa contou com 861 votos e a edição de 2022 com 777 votos.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM