O chão da Praça da República, em Condeixa, já aloja o painel com uma área de cerca de 1,5 metro quadrado representando o Mosaico Outonal, um mosaico contemporâneo polícromo com a figura do Outono, reproduzindo e ampliando significativamente um dos tesouros das Ruínas de Conímbriga.
Como o TERRAS DE SICÓ noticiou em Agosto passado, o projecto, iniciado em 2019, está integrado na candidatura de Conímbriga a Património Mundial da UNESCO.
Trata-se de “um trabalho de muitas mãos, da autoria do mosaicista Afonso Ferreira e Oliveira”, realçou o arqueólogo Miguel Pessoa, da Associação Ecomuseu, que com a Câmara de Condeixa e outros parceiros colocaram o projecto em marcha. “Dezenas de pessoas colaboraram para que isto acontecesse”, destacou na inauguração realizada no passado dia 26 de Novembro.
A obra pode agora ser apreciada num espaço público, divulgando, assim, “o nosso património e o colocando-o à disposição do público”.
Para o presidente da Câmara, Nuno Moita, o painel é um “motivo de orgulho, embeleza a praça e dá significância à nossa candidatura” a património mundial.
“Esta obra junta a comunidade na ligação a Conímbriga e isso é também essencial para a candidatura, porque tem a comunidade envolvida terá menos hipóteses de êxito”, afirmou o autarca.
Em paralelo, igualmente na Praça da República, está patente até Janeiro próximo uma exposição itinerante, com trabalhos da autoria de Francisco Pedro sobre os mosaicos da Casa dos Repuxos de Conímbriga.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM