13 de Outubro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure leva teatro a aldeias do concelho entre 12 de Novembro e 3 de Dezembro

5 de Novembro 2023

Soure retoma o Ciclo de Teatro com espectáculos nas freguesias do concelho sem grupos daquela arte, após um interregno motivado pela pandemia e pelo difícil recomeçar da actividade dos grupos.
A iniciativa cultural, dinamizada pela Câmara Municipal, com o apoio dos grupos concelhios e das juntas de freguesia, arranca no próximo dia 12 e estende-se até ao primeiro fim-de-semana de Dezembro.

Inicialmente apontado para ter início já este domingo (5), o impedimento de um dos grupos adiou o começo do ciclo que tem seis espectáculos programados para as noites de sábado e tardes de domingo.

“O nosso grande objectivo é levar o teatro às comunidades. O teatro é uma forma de expressão cultural que muito queremos incrementar e, por isso, voltámos a organizar este Ciclo de Teatro, desafiando os grupos do concelho, possibilitando-lhes também que pudessem ter um palco para apresentar o produto do seu trabalho”, salienta a vereadora com o pelouro da Cultura, Teresa Pedrosa, referindo que a aposta da autarquia é “levar o teatro a freguesias do concelho que não têm grupos”, sendo a escolha dos locais feita em articulação com as Juntas.

A programação do evento tem início no próximo dia 12 (domingo), pelas 16h00, no Salão da Junta de Freguesia de Tapéus, com o Grupo de Teatro Trai-la-ró, da Associação Cimeirense de Solidariedade Social, a levar à cena “Nero”, conto adaptado da obra “Bichos”, de Miguel Torga.

No sábado seguinte (18), às 21h00, no Centro Social 17 de Agosto, no Espírito Santo, freguesia de Soure, o Grupo de Teatro TEAM – Teatro do Meio, da Associação de Granja do Ulmeiro CDR, apresenta “As Barcas de Mestre Gil”, de Gil Vicente.

Para domingo (19), pelas 16h00, na Associação Cultural, Desportiva e de Solidariedade da Freguesia de Degracias, Jorge Magalhães e a Associação de Instrução e Recreio 1.° de Maio Alfarelense, sobem ao palco com “Chapéus Há Muitos”.

No dia 25 (sábado), às 21h00, no Centro Recreativo de Bonitos, Casal dos Pedros e Casais da Misericórdia, o Grupo de Teatro da Associação de Instrução e Recreio 1.° de Maio Alfarelense, apresenta “O Ladrão do Ganso”, de Dario Fo.

A 26 de Novembro (domingo), pelas 16h00, na Associação, Cultural, Recreativa e Social de Samuel, o Grupo de Teatro Trai-la-ró sobe de novo ao palco com a peça “Nero”.

O Ciclo de Teatro de 2023 encerra a 3 de Dezembro (domingo), às 16h00, na sede da Banda do Cercal, com o Grupo de Teatro Parras da Vinha, da Associação Cultural, Desportiva de Solidariedade da Freguesia da Vinha da Rainha, a levar à cena “O Urso”, de Anton Tchehhov.

Os grupos ‘Artes do Palco’, de Vila Nova de Anços, e ‘Cá’, de Casal do Redinho (Alfarelos), não conseguiram reunir condições para participar na edição deste ano.

A Câmara de Soure, que já auxilia os grupos no âmbito do regulamento de apoio às colectividades, atribui ainda uma verba financeira por subida a palco no ciclo de teatro, constituindo este “mais um incentivo a que os grupos desenvolvam peças e as apresentem ao público”.

Com uma “panóplia de peças completamente diferentes”, a expectativa da organização é repetir os cenários de ‘casa cheia’ existentes antes da paragem forçada do evento, com “uma grande adesão da população, sobretudo das faixas etárias mais elevadas”, recorda Teresa Pedrosa.

Todos os espectáculos são de entrada gratuita e não é necessária a reserva de lugares.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM