18 de Maio de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure inaugura monumento de homenagem ao bombeiro

18 de Novembro 2023

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Concelho de Soure (AHBVS) celebra, no próximo domingo, 133 anos de existência. A efeméride é assinalada com a inauguração de um Monumento de Homenagem ao Bombeiro, uma iniciativa do Município de Soure, que em cerimónias de aniversário futuras passará a ser o local de referência para honrar a memória dos soldados da paz já falecidos.

“Este será o ponto alto de celebração do aniversário da nossa associação”, revela o comandante da corporação, João Paulo Contente, enquanto explica que se trata de “um pedido antigo, muito merecido e que faz jus aos 133 anos de história dos Bombeiros Voluntários de Soure”. A escultura ficará perpetuada numa rotunda na Avenida Dr. João Esteves Simões, a nascente da vila e será inaugurada na manhã de domingo.

Em dia de festa, as novidades não se ficam por aqui. De acordo com João Paulo Contente, a cerimónia serve também de palco à bênção de quatro novas viaturas, “duas ambulâncias de transporte de doentes não urgentes, uma ambulância de socorro e um veículo de comando, três deles adquiridos pela própria AHBVS, com apoio do município, e uma das ambulâncias de transporte de doentes, totalmente nova, foi oferecida pela empresa AmbiPombal”, revela. O comandante explica que “apesar da bênção se realizar no dia de aniversário da associação, as viaturas já se encontram ao serviço da população há alguns meses, uma vez que a renovação da frota automóvel é uma das nossas grandes necessidades”, assume.

Recruta de novos elementos

Outra das necessidades da instituição prende-se com a recruta de novos soldados da paz, que avança com uma campanha de angariação de elementos, no sentido de “logo no início de 2024 arrancarmos com uma escola de recrutas com alguma dimensão”. Para João Paulo Contente é “fundamental sensibilizar os mais jovens para os Bombeiros de Soure”, uma vez que “todos os anos acabamos por perder alguns elementos devido às vicissitudes da vida, por responsabilidades familiares, por questões laborais ou mesmo por falta de tempo para conseguir conciliar todas as tarefas do dia-a-dia”, lamenta. Neste sentido, “a corporação está empenhada em angariar novos elementos e encetará todos os esforços para que a campanha seja bem-sucedida”.

Actualmente a dirigir um corpo activo de 88 elementos, João Paulo Contente dá nota da entrada de mais dois operacionais, “que terminaram recentemente a sua formação obrigatória e passam agora de estagiários a bombeiros de 3.ª”, e durante a sessão solene de comemoração do 133.º aniversário da AHBVS “vão ser entregues outros dois crachás de ouro a dois elementos com 40 anos de serviço, e que ainda se encontram no corpo activo da corporação”.

A cerimónia servirá, ainda, para distinguir e entregar medalhas de reconhecimento aos elementos que se destacaram pelo serviço à comunidade, assim como “agraciar alguns empresários do concelho e da região pelo espírito solidário e de ajuda à associação”. Beneméritos que “estão sempre do nosso lado”, congratula-se.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM