27 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal tem 17.000 utentes sem médico de família

24 de Novembro 2023

O presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, disse hoje que 17.000 utentes não têm médico de família no concelho, defendendo a necessidade de cativar mais clínicos.

“No nosso território, ainda continuamos a ter 17.000 utentes sem médico de família”, afirmou Pedro Pimpão, na apresentação do Plano de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde (Referencial Técnico Inverno 2023) da Direcção-Geral da Saúde, em Pombal.

Segundo o autarca, para se “fortalecer a rede de cuidados de saúde primários”, é importante conseguir-se “cativar e atrair cada vez mais profissionais de saúde”, considerando este um desafio.

O segundo desafio que apresentou é o início de funcionamento da Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença do Hospital Distrital de Pombal, cujas obras terminaram em Setembro.

“Contribuímos com cerca de 200.000 euros para equipar um piso do hospital [de Pombal], onde vai funcionar a Unidade de Cuidados de Convalescença”, disse, considerando este “um esforço grande para o município”.

Explicando que a autarquia se associou ao investimento por querer “melhorar as condições” e ter “mais respostas” para a população, Pedro Pimpão disse acreditar que a abertura da unidade “só está dependente de uma autorização das Finanças para reforçar o pessoal”.

O presidente da Câmara de Pombal apelou aos “bons serviços” das entidades responsáveis presentes nesta iniciativa. “Acho que rapidamente isso será resolvido e que essa resposta será colocada ao dispor da população”, acrescentou.

Em 20 de Julho, o autarca disse à Lusa que havia 12.000 utentes sem médico de família, numa população total de cerca de 51.000 pessoas.

No passado dia 09 de Novembro, o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) revelou que a Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença do Hospital Distrital de Pombal aguardava a contratação de profissionais para poder abrir.

De acordo com informação enviada à agência Lusa pelo CHL, de que faz parte aquele hospital, as “obras terminaram no dia 15 de Setembro”, estando a decorrer o “processo de recrutamento dos profissionais”.

“Os recursos humanos afectos a esta unidade serão 14 enfermeiros, 12 assistentes operacionais, dois técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica na área da Fisioterapia, um técnico superior de diagnóstico e terapêutica na área da Terapia Ocupacional e um técnico superior de diagnóstico e terapêutica na área da Terapia da Fala”, adiantou o CHL.

A criação da Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença do Hospital Distrital de Pombal foi um investimento de cerca de 950.000 euros, que “inclui obras e equipamentos”.

Lusa


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM