15 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Filarmónica Vermoilense inaugura auditório em dia de aniversário

17 de Novembro 2023

Fundada a 19 de Novembro de 1893, a Sociedade Filarmónica Vermoilense (SFV) prepara-se para celebrar o 130.º aniversário num “moderno auditório”, que irá inaugurar este domingo (19).

Com capacidade para acolher 220 espectadores sentados e com um palco que se apresenta, agora, com cerca de 110 metros quadrados, as obras de requalificação da sala de espectáculos, representa “um investimento muito importante” para a colectividade, que via no seu edifício sede, “com cerca de 40 anos de existência, vários apontamento a melhor”, revela Manuel Sobreiro, presidente da SFV.

Para a renovação do espaço, foram implementados melhoramentos ao “nível acústico, térmico, de acessibilidade, segurança, estética e conservação”, com o objectivo de proporcionar conforto não só a quem assiste aos espectáculos, mas também aos próprios músicos. As obras não se ficam por aqui e para além da renovada sala de espectáculos, a SFV investiu, ainda, na melhoria das condições de acessibilidade, com a instalação de um moderno elevador, ” e a segurança através da “implementação de um sistema de segurança contra-incêndios”.

Os melhoramentos estendem-se ainda ao exterior do edifício, que foi alvo de trabalhos de conservação e de pintura da faixada. Esta intervenção, que representa um investimento de “aproximadamente 220 mil euros”, pretende proporcionar “melhores condições de audição para o público assistente, mas acima de tudo pretende dar aos músicos a possibilidade de expressarem melhor a sua qualidade musical”, realça o dirigente.

Para festejar este marco histórico, a colectividade está a preparar dois dias de festas. Para amanhã (18), está prevista a realização de um concerto Missa Brevis, a realizar na Igreja Paroquial de Vermoil, e conta com a participação do Coro de Câmara da Ourearte, Essence Voice e Banda da SFV.

No dia seguinte (19), os festejos arrancam pelas 14h30, com o hastear das bandeiras, segue-se a inauguração do Auditório da SVF, seguido de concerto com a Orquestra Juvenil da SVF, com a participação de Cláudio Pinheiro. Pelas 16h00 arranca o concerto com a banda da Sociedade Filarmónica Vermoilense, dirigido pelo maestro Miguel Alves. As celebrações encerram com o corte do bolo de aniversário, marcado para as 17h30.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM