28 de Novembro de 2023 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela vai ter presépio animado ao estilo cinematográfico

19 de Novembro 2023

Hologramas, actores reais, cenários cinematográficos, projecções e muitas novidades… são a proposta para “a versão 3.0 do Penela Presépio deste ano”. A descrição é do presidente da Câmara, Eduardo Nogueira dos Santos, que revela, entusiasmado, as principais alterações ao projecto que já é “imagem de marca” do concelho, e da região.

“Com a inovação a trabalhar de mãos dadas com a tradição”, a edição deste ano do Penela Presépio terá “uma evolução grande em termos de impacto para o visitante”, onde “os cenários serão muito mais trabalhados, com um contexto mais cinematográfico, e repleto de novidades: vamos ter hologramas, nos dias de menos movimento, ou seja, nos dias de semana, teremos projecções, e aos fins-de-semana e feriados vamos ter actores reais”.

De acordo com o autarca penelense, o projecto conta com “muita tecnologia”, em que o objectivo maior passa por oferecer aos visitantes uma experiência em que “nos sentimos personagens do próprio presépio: no fundo o que queremos é proporcionar uma viagem no tempo, um regresso ao passado”. Para isso “a questão do som vai ser muito aprimorada, e as sensações também estão a ser muito trabalhadas”, onde nem cheiros foram esquecidos.

“Em 2021 e 2022 a nossa preocupação foi manter a marca viva. Se bem nos recordamos em 2021 ainda estávamos em contexto de pandemia, pelo que não era sensato fazer um investimento grande quando sabíamos que poderíamos não ter um grande número de visitantes”, admite. Desta forma, “acabámos por trazer o Penela Presépio para a Praça [da República], reduzimos o tamanho e penso que o principal objectivo foi cumprido, que foi o de manter a marca viva e manter a relação de Penela, com o Penela Presépio que é uma marca muito importante do nosso concelho”.

Em 2022 o conceito do ano anterior manteve-se, “com poucas novidades, no entanto, este tempo deu-nos oportunidade para pensar o conceito e por isso, este ano, vamos ter um Penela Presépio diferente: vamos manter algumas figuras, e alguns espaços com miniaturas animadas, mas vamos criar um presépio à escala humana, num ambiente de sala de exposições, que já se encontra em processo de montagem no Pavilhão Multiusos de Penela, onde vamos poder vivenciar, à escala, o caminho do presépio, desde as ruas de Belém, passando pelo deserto ou até mesmo à manjedoura”, revela. Assim, “vamos manter, em algumas zonas, aquilo que era o presépio animado que tivemos em anos anteriores, mas vamos fazer uma evolução grande”.

Para a concretização deste projecto, o executivo conta com o apoio “de uma empresa ligada ao mundo da cinematografia, com elementos que já participaram na realização de grandes filmes, como o Harry Potter, Tom Raider, ou o Sweeney Todd: O Terrível Barbeiro de Fleet Street”. “Um factor que esperamos que seja, só por si, causador de grande curiosidade e expectativa”.

Para Eduardo Nogueira dos Santos, “tenho ideia de que a minha responsabilidade é dar continuidade ao trabalho dos meus antecessores, e costumo dizer que a versão inicial do Penela Presépio é uma versão 1.0, houve melhoramentos e anos mais tarde apresentou-se a versão 2.0 e agora estamos a trabalhar na versão 3.0 do Penela Presépio, com o crescimento à escala humana”, de forma a proporcionar “uma viagem no tempo” a quem por ali passar.

E se nos dois anos anteriores o preço dos bilhetes foi reduzido, para este ano a organização regressa aos valores pré-pandémicos, “com uma pequena actualização”, sendo irá existir uma diferenciação entre dias de semana e os fins-de-semana. Para os residentes do concelho, “haverá também preços especiais”. O Penela Presépio deve abrir portas a 8 de Dezembro.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM