18 de Maio de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Trail da Pedra da Ferida ajuda Bombeiros

8 de Novembro 2023

A emblemática cascata da Pedra da Ferida, localizada na Serra do Espinhal, em Penela, volta a estar em destaque na segunda edição do Trail Pedra da ferida, que se realiza a 19 de Novembro.

O evento, cuja organização está a cargo da Associação Humanitária dos Bombeiros de Penela, com o apoio da Junta de Freguesia do Espinhal e do Município de Penela, pretende proporcionar aos atletas, caminheiros e visitantes, o que há de melhor neste território: “a natureza e as suas gentes” levando os participantes a palmilhar um percurso com paisagens de cortar a respiração, onde a envolvente da Serra da Lousã e Serra do Sicó não deixam margens para questionar a beleza natural.

A prova que para além de ser uma aventura, ajuda os Bombeiros Voluntários de Penela, “percorre trilhos ancestrais por onde há muito se deixou de passar e por aldeias praticamente desertas”, integrando o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra promovido pela Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, na vertente Trail Curto.

A segunda edição do Trail da Pedra da Ferida será composto por um Trail Curto, com 19 km de distância e uma Caminhada, com 8 km de extensão. De acordo com a organização, a prova de Trail tem “partida e chegada no Parque Verde Quinta da Cerca, no Espinhal”, e apresenta-se como “um percurso bastante desafiante”, onde os participantes começam com “uma subida exigente, muitos trilhos técnicos e muito mato” e passa por locais onde os atletas são convidados a “deixar pegadas e a recolher emoções, como a Cascata Pedra da Ferida, a Praia Fluvial da Louçainha, a Aldeia das Relvas, São João do Deserto”.

No que diz respeito à caminhada, o evento é promovido pela Associação de Caminheiros de Penela, e apresenta-se com um percurso circular, com ponto de partida a Rua do Comércio, na vila do Espinhal. A partir “é sempre a andar”. Os caminheiros passam pelo Calvário do Espinhal, Rio Simão, pedra da Ferida e alcançam a meta no Parque Verde Quinta da Cerca, novamente na Vila do Espinhal.

A organização assegura que os atletas e caminheiros vão ter a oportunidade de experienciar a natureza em estado puro, numa prova que apresenta características únicas, sem esquecer a vertente solidária, já que as receitas angariadas com a realização da prova revertem a favor dos Bombeiros Voluntários de Penela, na “aquisição de material e equipamento” para a corporação.

O período de inscrições termina a 12 de Novembro, na plataforma online STOP&GO. Os custos variam ente os 14,5 e os 16 euros no que toca à participação do Trail Curto e 9,5 e 11 euros para acompanhar a Caminhada.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM