18 de Maio de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Bodo das Castanhas em Vermoil mantém tradição e aposta em novas atracções

22 de Outubro 2023

“Ninguém passa por Vermoil sem comer castanhas”, garante o presidente da Junta de Freguesia, Daniel Ferreira, enquanto avança com as novidades para a edição deste ano do Bodo das Castanhas, onde se inclui a Feira Secular de Frutos Secos e Tasquinhas, que se realiza entre os dias 27 e 29 deste mês, em pleno coração de Vermoil.

Cheio de história e de tradição o evento dispensa apresentações e atrai à região milhares de visitantes, vindos de vários pontos do país. Para este ano, a organização tem “expectativas bastante elevadas”, ou não estivessem a apostar num novo “alargamento da tenda de espectáculos e tasquinhas”, uma aposta que já vem do ano passado, de forma a “manter a linha de pensamento”, que pretende “proporcionar uma experiencia agradável aos visitantes, oferecendo-lhes melhores condições”.

Mas as novidades não se ficam por aí. O executivo liderado pelo vermoilense Daniel Ferreira, está a preparar outras atracções. Assim, e se “o tempo o permitir, os visitantes vão ter a oportunidade de olhar a freguesia numa outra perspectiva, a partir dos céus” e com o apoio de um balão de ar quente.

No que toca ao evento em si, desengane-se quem poderá pensar que o evento “é mais do mesmo”, afinal, a organização tem vindo a “encetar esforços para criar novas dinâmicas e introduzir apontamentos de modernidade” num evento que já por si é “aposta ganha”. O concerto de José Malhoa, na noite de domingo (29), será um dos pontos altos de atracção a Vermoil. O autarca considera que o artista escolhido “é um nome bastante sonante e apreciado por um público que vai dos oito aos 80 anos”, pelo que espera que venha a “atrair um público bastante diversificado”.

Mantendo alguns apontamentos da edição anterior, a astronomia volta a estar em destaque, onde um grupo conimbricense vai utilizar os céus da freguesia para observar as estrelas e explicar os segredos que vão para além do olhar. A ‘Observação Astronómica” vai realizar-se num dos pontos mais altos da freguesia de Vermoil, “entre a Calvaria e a Canavieira, onde os céus são mais escuros e a paisagem é de uma beleza extraordinária”. A actividade é gratuita e realiza-se na sexta-feira (27) e no sábado (28), a partir das 21h00, no entanto, é necessária uma pré-inscrição, que pode ser feita no edifício da Junta de Freguesia de Vermoil.

Também com pré-inscrição obrigatória são as duas caminhadas temáticas, previstas para a manhã de sábado e domingo. A primeira é uma actividade orientada para dar a conhecer o percurso de vida e a história do historiador João de Barros, onde se inclui uma visita ao Núcleo Museológico com o seu nome”, revela o autarca. A segunda, agendada para a manhã de domingo (29) parte à descoberta do património romano, na ‘Rota das Ruinas da telhada’, onde será feita uma visita guiada e uma explicação histórica.

Durante os três dias de Bodo das Castanhas haverá ainda tempo para degustar os petiscos tradicionais da região, confeccionados pelas colectividades da freguesia, espreitar o artesanato regional ou dar um ‘pezinho’ de dança com Graciano Ricardo, banda Big Jovem ou o Dj Bagunçada, sem esquecer as apresentações de grupos de dança e cantares locais, ou a apresentação da Estudantina Universitária de Coimbra.

Daniel Ferreira revela, ainda, que estão a ser preparadas outras surpresas, como a participação de um grupo de cantares alentejano e um espectáculo de sevilhanas. O presidente da Junta acredita que o principal segredo para o sucesso do certame “é o empenho e a dedicação das nossas associações que conseguem atrair mais gente”. Para o autarca, as “associações são a alma” do evento, com a dinamização das “tasquinhas, que mostram a excelente gastronomia da região”.

E se as castanhas são as rainhas do evento, não podemos esquecer o mega magusto que se realiza na tarde de sábado e onde o autarca assegura que “não faltarão castanhas para ninguém”. A organização conta em assar “cerca de 100 quilos de castanhas”, mas se for necessário colocam-se mais brasas nos assadores… Afinal, estão lançados os ingredientes para um ‘magusto’ memorável, naquela que é mais uma edição do secular Bodo das Castanhas.

Balão de ar quente promete experiência única

Onde quer que estejam, os balões de ar quente são sempre o centro das atenções. Envoltos no misticismo das histórias de encantar, ou na vontade de explorar o território numa nova perspectiva, em Vermoil a experiência promete ser única e encantadora, com paisagens de cortar a respiração. Daniel Ferreira revela que ideia é proporcionar uma experiencia única aos visitantes do Bodo das Castanhas, mas apenas se as condições climatéricas assim o permitirem. De acordo com o autarca, é necessário que as temperaturas não ascendam aos 28.º e que o vento não sopre a mais de 8 km/h, no entanto “estamos confiantes de que será possível realizar esta actividade”. No entanto, e caso o São Pedro não colabore, “vamos reagendar a subida em balão de ar quente para um fim-de-semana seguinte, que cumpra com todos os requisitos de segurança”, garante. A actividade tem um custo simbólico de cinco euros por participante e requer pré-inscrição, por questões de logística.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM