12 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Autarca Pedro Pimpão exige reforço de médicos nas freguesias e unidades de saúde

1 de Outubro 2023

O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, exige o reforço de médicos nas freguesias e unidades de saúde, tendo apelado ao aumento do investimento nacional no sector da saúde.  Pedro Pimpão discursava, ontem, perante o Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, no Seixal.

O autarca referiu que o assunto que mais preocupa os cidadãos portugueses é a saúde e que os autarcas, com cada um dos seus exemplos locais, não podem deixar de ser solidários com as suas populações na justa reivindicação de mais e melhor prestação de cuidados de saúde.

Pedro Pimpão salientou que só no concelho de Pombal, num território com 51.000 habitantes, existem cerca de 17.000 utentes sem médico de família, o que considera ser um número gritante e deveras preocupante.

No que respeita ao balanço do processo de descentralização de competências, o autarca referiu que se trata de “uma alta transferência de responsabilidades e uma baixa transferência de verba para os municípios, que têm que canalizar verbas dos seus parcos orçamentos para colmatar o défice de financiamento das novas responsabilidades”.

Referindo-se à educação, o edil lamentou o atraso do compromisso que o Governo assumiu com as autarquias que iria custear a 100% o financiamento das escolas que passaram para as suas responsabilidades, sendo que, estando a meio dos mandatos autárquicos, infelizmente, não havendo ainda avisos de financiamento abertos, nenhum autarca vai poder concretizar [neste mandato] essas obras, por inércia governamental que ainda não concretizou o compromisso que assumiu com as autarquias locais há mais de um ano.

Pedro Pimpão centrou, contudo, a sua intervenção na sua maior preocupação e que se prende com a área da saúde, onde as coisas estão muito pior, como se pode constatar em cada um dos territórios dos autarcas presentes, referindo que se queremos melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, como factor de atractividade das nossas comunidades, temos que exigir mais e melhores cuidados de saúde.

Para o autarca, “precisamos urgentemente de mais profissionais de saúde nas nossas freguesias, elemento fundamental para a coesão territorial, sendo urgente avançar com a reorganização, eficaz, da rede de cuidados saúde primários, com o aumento da capacidade de resposta das nossas unidades hospitalares e com o reforço de médicos nas nossas unidades de saúde e nas nossas freguesias”.

O presidente da Câmara Municipal de Pombal apelou, assim, aos órgãos nacionais da ANMP que, juntos, possam exigir aos nossos governantes e a quem tem responsabilidade sectorial nesta matéria, para que haja real investimento e uma aposta forte na melhoria da prestação dos cuidados de saúde à nossa população que são a razão de ser da nossa missão.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM