18 de Maio de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal apresenta maior número de projectos da Região Centro na Plataforma ODSLocal

17 de Outubro 2023

Pombal foi o município que apresentou o maior número de projectos, da Região Centro, na Plataforma Municipal dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (Plataforma ODSLocal). Constam na plataforma 35 projectos nas várias dimensões de sustentabilidade, representativos de quase metade dos projectos do distrito de Leiria (79 projectos registados), colocando, assim, o distrito na frente como o que tem mais propostas, segundo divulgado pela ODSlocal.

“Esta é uma situação reveladora do compromisso do Município de Pombal para com os ODS propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e para com a comunidade ao promover a visibilidade e capacitação dos agentes para divulgação e cumprimento dos ODS”, admite a autarquia em nota de imprensa.

A Plataforma ODSlocal é uma iniciativa pioneira ao nível mundial, que tem como objectivo ajudar os municípios portugueses a atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Desde o seu lançamento, em 2020, já foram mobilizados 111 municípios de todo o país e mapeados 988 projectos locais, desenvolvidos por vários tipos de entidades, e 1405 boas práticas desenvolvidas pelas autarquias.

Entre os vários projectos do Município de Pombal registados no portal ODSlocal, a título exemplificativo, encontra-se o Banco de Voluntariado “Dar as Mãos”. Projecto que resultou da crescente consciência da importância de criar uma estrutura que organizasse a realização de actividades desempenhadas por voluntários em contexto institucional, bem como da sensibilidade da APEPI (Associação de Pais e Educadores para a Infância de Pombal) para promover condições que permitissem que os voluntários fossem enquadrados nas instituições de forma correcta, maximizando o potencial dos seus contributos na instituição onde desenvolvem o seu voluntariado.

A Plataforma ODSlocal vai distinguir três projectos que tenham um impacto positivo no avanço da Agenda 2030, sejam fortemente inspiradores e possuam um elevado potencial de replicação. Na Conferência de 2023 serão apresentados os municípios que, no ano em curso, mais se distinguiram nos vários ODS, contribuindo para o avanço efectivo rumo às ambiciosas metas da Agenda 2030, a bem das Pessoas, do Planeta, da Prosperidade, da Paz e das Parcerias.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM