18 de Maio de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Mostra gastronómica serve saberes e “Sabores de Ansião”

20 de Outubro 2023

Quando se juntam-se duas xicaras de associativismo com outras tantas de animação, o resultado só pode ser uma deliciosa degustação de produtos regionais, confeccionados com tradição, onde se acrescenta um toque de inovação, temperado com artesanato local. E se a receita parecer demasiado complicada, a Mostra Gastronómica ‘Sabores de Ansião’, que se realiza entre hoje (20) e o próximo domingo (22), no Parque Empresarial do Camporês, coloca tudo em pratos limpos…

No total são oito as colectividades, representativas de cada uma das freguesias de Ansião, que colocam a mão na mesa e apresentam aos comensais iguarias mais ou menos tradicionais, confeccionadas ‘à moda antiga’ ou com um toque de inovação. Por ali, os apreciadores da cozinha nacional vão ter oportunidade de experimentar sabores distintos. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Ansião, promotora do evento, “os objectivos deste evento passam por afirmar a nossa gastronomia e as nossas tradições, mas também de toda a região, afinal a ideia é consolidar o evento como um certame regional, que envolve não apenas do concelho de Ansião, mas também os produtores das Terras de Sicó”.

De forma a promover “os produtos que estão na base da nossa gastronomia”, o evento “conta com a participação das nossas colectividades, que irão preparar alguns dos pratos que fazem parte da nossa tradição e os quais tanto gostamos de saborear”. No entanto “há sempre espaço para inovar”, uma vez que a “tradição também se vai criando”, admite o autarca enquanto explica que “o nosso território tem uma ligação muito querida ao pinhão, por exemplo”, e destaca os “produtos à base de bolota, que começam a surgir de uma forma cada vez mais interessante e que precisam de ser dados a conhecer”.

Paralelamente às tasquinhas dinamizadas por oito associações representativas de todas as freguesias do concelho, pode visitar-se uma exposição de produtos endógenos, onde os visitantes podem adquirir “todo um conjunto de produtos que fazem parte da nossa gastronomia e que estão na base das nossas tradições”, sem esquecer a vertente do artesanato, onde será possível apreciar várias formas de arte, nascidas e criadas nos territórios de Sicó.

O autarca explica que o certame repete o modelo das edições anteriores, ainda que haja uma vontade de “alterar o figurino do evento, que ainda não foi possível para esta edição devido ao aumento abrupto da inflação, que não permite grandes aventuras financeiras”, que conta “com um orçamento muito semelhante ao do ano anterior”, revela.

Como nem só de gastronomia se faz os ‘Sabores de Ansião’, a música tradicional e popular completa o certame, com um cartaz de animação recheado de atracções para todos os gostos e idades. Por ali há espaço para bailes populares, apresentações etnográficas, magia, animação infantil e uma oficina do queijo que promete mostrar todo o processo de confecção desta iguaria tão característica da região de Sicó, seguida de degustação…

O certame conta ainda com um showcooking dinamizado pela Chef Margarida Marques e os alunos do curso de cozinha/pastelaria da ETP Sicó, e um bartending show, a cargo de Adérito Gomes e dos alunos de restaurante/bar da mesma escola.

A Mostra Gastronómica Sabores de Ansião pode ser visitada, no Centro de Negócios, hoje (20), das 19h00 às 24h00, amanhã (21), das 12h00 às 24h00, e no domingo (22), das 12h00 às 23h00. A entrada é gratuita e promete uma tentação de sabores.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM