10 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Haha Art Film Festival projecta 42 filmes de 15 países

24 de Outubro 2023

Para os amantes da sétima arte todos os caminhos vão dar a Pombal, que entre os dias 27 e 29 de Outubro recebe a segunda edição do Haha Art Film Festival.  O programa conta com a exibição de 42 curtas-metragens provenientes de 15 países, mesas redondas com convidados e profissionais da área, e os habituais convívios após cada sessão de cinema.

Sendo o único festival em Portugal exclusivamente dedicado ao cinema de comédia, a organização pretende “criar um espaço onde se possa ver e falar de cinema do género e onde se dá destaque ao valor artístico deste universo”, que coloca Pombal no epicentro da cultura do cinema de comédia, onde está prevista a presença de diversos convidados nacionais e internacionais ligados à temática.

Carlos Calika, director do festival, revela que “este ano recebemos 227 submissões, provenientes de 45 países”, um número inferior ao do ano passado, que ultrapassou as 390 inscrições, “mas que se deve ao facto de ter sido implementado um novo sistema de submissão de candidaturas, onde era necessário efectuar o pagamento de um valor ‘simbólico’ de inscrição”, o que diminuiu as submissões, “mas aumentou os padrões de qualidade dos trabalhos recepcionados”, garante o responsável, enquanto dá conta de que os filmes seleccionados são provenientes de países como Espanha, França, Grécia, Brasil, Dinamarca, Colômbia, Israel e Canadá.

E no que diz respeito a produções nacionais? “São mais e algumas delas foram pensadas e produzidas especialmente a pensar na participação neste festival”, que já trilha a internacionalização, revela o responsável, enquanto explica que “a selecção engloba filmes premiados e exibidos em alguns dos grandes festivais de cinema mundiais, como o Festival de Cannes, o Festival du Court Métrage de Clermont-Ferrand ou o Internacional Film Festival Rotterdam.

Com mais de duas centenas de filmes para visualizar, e seleccionar, o responsável explica que “os 227 filmes foram todos visualizados por uma equipa de 12 pessoas que seleccionou os melhores filmes internacionais e nacionais”. E revela que “os critérios principais da avaliação foram a duração, cujo limite era 25 minutos, em seguida a originalidade, conceito, a técnica, história e adequação ao género de comédia”.

A selecção final será “posteriormente avaliada por um júri, composto por cinco convidados ligados ao mundo do cinema, que irá premiar os melhores entre os melhores, segundo os mesmos critérios”, mas “tendo obviamente em conta também a sua experiência profissional e gosto pessoal”.

Para a segunda edição do HaHa Art Film Festival, a organização convidou Luís Campos, cineasta premiado e doutorado em Media Artes, Cátia Biscais, fotografa, produtora, argumentista e co-directora do Leiria FIlm Fest, Miguel faustino, director de fotografia, Manuel Pureza, realizador e co-produtor da afamada série de televisão ‘Pôr-do-sol’, e Paolo Marinou-Blanco, argumentista, realizador, produtor e vencedor dos prémios de melhor curta-metragem e melhor realizador nacional na primeira edição do Haha Art Film Festival.

Para além dos cinco vencedores escolhidos pelo júri, há ainda espaço para a atribuição do “Prémio do Público”, escolhido pela audiência. O responsável explica que “no final de cada sessão os espectadores terão um local onde depositar o seu voto correspondente aos filmes exibidos: o filme mais votado será o vencedor”.

Para além dos filmes seleccionados, será ainda “apresentada uma curta-metragem desenvolvida no âmbito de um workshop escolar, dinamizado na Escola Secundária de Pombal, como resultado de uma série de aulas formativas, no campo teórico e prático, onde os alunos assumem todas as posições na área da produção, representação, realização e edição”, revela Carlos Calika.

O evento conta ainda com “um cine-concerto muito especial, que está a ser trabalhado pela Filarmónica Artística Pombalenses, mesas redondas com convidados e profissionais da área, e os habituais convívios após cada sessão de cinema”. Outra das novidades preparadas pela organização, a cargo do Cineclube de Pombal, em parceria com o município, preparou uma sessão infantil, onde “serão apresentadas curtas-metragens portuguesas de animação, direccionadas para os mais novos”… sabendo que os pais também vão apreciar (muito!).

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM