18 de Maio de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Santa Casa da Misericórdia vai abrir Loja Social Juvenil

21 de Outubro 2023

A Santa Casa da Misericórdia de Condeixa vai abrir, no próximo mês, a Loja Social Juvenil, que pretende constitua uma resposta solidária, com o objectivo de suprir as necessidades mais prementes, em artigos como roupa ou calçado, das crianças e jovens.

A iniciativa visa promover a melhoria das condições de vida dos mais novos, sobretudo das famílias jovens com crianças, em situação de maior dificuldade social, através da atribuição, totalmente gratuita, de alguns bens.

“A Santa Casa tem a obrigação de perante a sociedade criar este efeito de ajuda. A loja terá o conceito juvenil, de dar e receber, e queremos que auxilie dos 0 aos 18 anos”, refere o vice-provedor da instituição, Paulo Simões.

Para além de roupa e calçado, o espaço terá disponíveis outros artigos, “desde o carrinho para o bebé, a cama para a criança, brinquedos, ou alguns objectos para o recém-nascido”.

A Loja Social Juvenil funcionará num “local discreto” nas instalações da Creche Pézinhos de Lã, no Bairro do Ciclo, próximo da GNR, e tem nesta altura em fase de catalogação largas centenas de artigos, preparando o início da actividade durante o mês de Novembro.

O espaço estará aberto ao público dois dias por semana para atender todos aqueles que ali se dirijam para levantar os artigos de que necessitam.

“Num dos dias será feita a inscrição e indicados os artigos necessários, cujo levantamento será feito na deslocação seguinte, após a preparação e disponibilização desses artigos”, explica Paulo Simões.

O dirigente sublinha, contudo, que durante a semana, de segunda a sexta-feira, a loja estará de ‘portas abertas’ para acolher todos aqueles que pretendam doar bens, “em bom estado”.

“O social não é o caixote do lixo, o social é a doação de bens que não utilizamos por excedente, por crescimento da criança e a roupa deixou de servir, ou por qualquer outra situação em que deixamos de necessitar deles, mas sempre em bom estado de conservação e utilização”, frisa o vice-provedor da Misericórdia de Condeixa, salientando que “a primeira intenção é servir a população jovem do concelho, mas sempre abertos a dar e receber de municípios vizinhos”.

Para Paulo Simões, a Loja Social Juvenil será complementar à Loja Social do Município, “que é mais abrangente”. “A Santa Casa não faz concorrência a ninguém em qualquer aspecto da sua actividade”, salienta.

“Queremos aproveitar a grande população de Condeixa, as pessoas que têm bom coração e querem doar bens, podendo ajudar as famílias jovens”, sintetiza o vice-provedor, convicto da acção meritória do projecto e das boas condições “para ser um sucesso”.

Casa da Criança reabilitada

A Santa Casa da Misericórdia de Condeixa investiu, a expensas próprias, cerca de 200.000 euros na reabilitação da Casa da Criança D. Elsa Sotto Mayor, que acolhe as valências de creche e jardim-de-infância. A intenção inicial era intervir apenas na parte exterior do edifício, mas “verificou-se a necessidade de reformular também o espaço interior”, adianta o provedor Manuel Branquinho. Como ‘nova’, a Casa da Criança reabriu portas no mês passado, no início de mais um ano lectivo.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM