18 de Maio de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Museu PO.RO.S vence Prémio Património Ibérico

16 de Outubro 2023

O PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó, em Condeixa, venceu o prémio de Melhor Projecto de Tecnologia aplicada ao Património dos Prémios Património Ibérico 2023.

O anúncio foi feito na passada sexta-feira (13) durante a AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural, que este ano decorre em Angra do Heroísmo, nos Açores, onde o Museu PO.RO.S também se encontra representado.

À categoria de Melhor Projecto de Tecnologia aplicada ao Património dos Prémios Património Ibérico concorreram outros 16 projectos, entre eles o QUAKE, em Lisboa e o novo projecto da Casa Batló, em Barcelona.

“Apesar de estarmos a concorrer com diversos projectos mais recentes, o júri internacional escolheu o nosso museu, o que nos enche de orgulho e reforça a certeza de que estamos no caminho certo no que diz respeito à salvaguarda e divulgação do nosso património, em grande medida graças a um trabalho notável que tem sido desenvolvido pela equipa liderada pela Dra. Ana Valadas. Por outro lado, também reforça a necessidade de continuar a apostar na inovação e potenciação deste projecto único no panorama nacional”, reagiu Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

Inaugurado em 2017, o museu PO.RO.S tem vindo a conquistar diversos prémios internacionais, de que se destaca o prémio “Heritage in Motion 2018”, que elegeu os melhores projectos culturais multimédia da Europa e, em 2021, foi nomeado para o prémio “Museu Europeu do Ano”, o EMYA – “European Museum of the Year Award”.

“Estamos a cumprir a nossa missão e esta distinção dos Prémios Património Ibérico, além do orgulho, traz-nos uma responsabilidade acrescida, pois temos cada vez mais visibilidade, o que nos projecta cada vez mais a nível europeu”, declara Ana Valadas, coordenadora do Museu PO.RO.S..

Os Prémios Património Ibérico distinguem anualmente as boas práticas no sector do Património Cultural Ibérico, galardoando projectos, entidades e profissionais actuantes no sector.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM