A história do antigo Externato Infante D. Pedro, uma unidade de ensino liceal criada em Condeixa, em Setembro de 1951, pela condeixense Dra. Maria Teresa Valle e pelo seu marido Dr. Luís Valle, está agora espelhada num livro da autoria de José Magalhães Castela, apresentado no auditório do Museu PO.RO.S no passado dia 8.
Leccionando os cinco primeiros anos do ensino liceal (actuais 5.º ao 9.º ano), o Externato Infante D. Pedro iniciou a sua actividade no ano lectivo de 1951/1952 e “constituiu uma oportunidade única, para os seus alunos entrarem no mundo da educação e da cultura e construírem os seus futuros. Ao mesmo tempo que foi uma pequena janela aberta para um mundo um tudo-nada colorido, na sociedade cinzenta que então os seus alunos tinham pela frente, com novos colegas e amigos, mas sobretudo com novos e exigentes desafios”, explica o autor.
Os 17 anos lectivos em que o Externato Infante D. Pedro cumpriu a sua missão educativa a cerca de seis centenas de alunos do concelho de Condeixa e municípios vizinhos mereceram agora ser recordados nesta obra, “pois muitos dos seus educandos viriam a distinguir-se profissionalmente em altos cargos públicos e privados”.
Com mais este “pequeno contributo para a história e para as estórias de Condeixa”, nas 223 páginas do livro, José Magalhães Castela aproveitou a oportunidade para recordar alguns dos anos mais marcantes daquele externato, com recurso a cerca de seis dezenas de fotografias encontradas no espólio daquela instituição, reconstituindo também todas as turmas de todos os anos lectivos.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM