É ao (bom) sabor do chícharo que Alvaiázere entra hoje (6) em festa com a 19.ª edição do festival gastronómico que volta a coroar o concelho como ‘capital’ daquela leguminosa.
O ‘Alvaiázere Capital do Chícharo’, que se prolonga até ao próximo domingo (8), junta a gastronomia aos espectáculos musicais, ao mercado de produtos endógenos e ao artesanato, num vasto programa de animação que procura atrair milhares de visitantes à vila.
“Somos orgulhosamente a ‘capital do chícharo’, é o produto âncora que há quase 20 anos tem ajudado a projectar o território e as pessoas, foi ganhando dimensão regional e mesmo nacional, e temos a cada ano que passa um desafio para cumprir e consolidar, naquilo que já é uma marca importante”, afirma João Paulo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal, autarquia que promove o evento.
Leguminosa com algumas semelhanças entre o tremoço e o grão, o chícharo tem estado ao longo dos tempos sempre presente na vida das gentes de Alvaiázere, cultivado nas terras calcárias da região e colhido nesta época do ano.
O executivo liderado por Guerreiro decidiu voltar à fórmula de separar o festival gastronómico da feira FAFIPA, realizada por ocasião do feriado municipal em Junho. “Sentimos que estávamos a perder alguma da identidade das Festas do Concelho que os alvaiazerenses tinham enraizado dentro de si e optámos por voltar à separação do evento, algo que também já aconteceu no passado. Obriga-nos a alguns custos financeiros e a um esforço extra dos serviços do município, mas o feedback tem sido muito positivo, sentimos que Alvaiázere tem mais vida e que a comunidade se sente mais atraída a sair à rua”, frisa o autarca.
Chícharo com tudo
Pratos e doçaria confeccionados à base do chícharo tornaram-se nas últimas duas décadas um chamariz ao concelho, potenciado pelo festival gastronómico que ajuda na sua divulgação e afirmação.
Uma tenda instalada no Parque Multiusos acolhe a partir desta sexta-feira as diversas tasquinhas, dinamizadas pelas associações do concelho, que durante os três dias do festival servem as melhores iguarias aos comensais visitantes.
O autarca realça o “papel crucial, o muito trabalho e muita dedicação” das associações do concelho na dinamização do festival, lembrando que esta é também “uma forma de as ajudar a conseguirem alguns proveitos para os seus orçamentos anuais”.
“Juntamente com as especialidades à base de chícharo servidas nas tasquinhas, teremos os maravilhosos produtos endógenos da região, como o queijo, o mel, vinho, azeite e os enchidos, num momento de projecção do território além das nossas fronteiras e de incentivo aos produtores locais, à restauração e hotelaria”, salienta João Paulo Guerreiro, adiantando que mais de 80 expositores (produtores e artesãos) vão marcar presença no evento. No âmbito do festival, também os restaurantes locais apostam no chícharo para atrair clientela.
À gastronomia junta-se a animação musical como factor de atracção ao evento, estando programados espectáculos com Blaya (hoje, 6), Nena (amanhã, 7) e Cláudia Martins & Minhotos Marotos (domingo, 8).
“Temos a expectativa de que o festival vai correr muito bem, que vamos ter milhares de pessoas em Alvaiázere, porque o chícharo e os produtos endógenos que o acompanham são de uma qualidade superior, as pessoas vão habituando-se e cada vez mais vamos tendo visitantes gastronómicos, que vêm para degustar o bom que temos”, sublinha o autarca, apostado em que “as pessoas saiam de casa e usufruam daquilo que o concelho tem para lhes oferecer”.
Fica a faltar o FICA…
Depois do Festival da Juventude em Abril, da FAFIPA em Junho e agora do festival gastronómico dedicado ao chícharo, o município terá ainda na quadra natalícia a terceira edição do FICA – Festival de Inverno do Concelho de Alvaiázere para completar o ano. “A ideia é que a actividade seja permanente, que Alvaiázere seja projectada constantemente a nível regional. Dá muito trabalho, mas o retorno tem sido muito bom, quer dos alvaiazerenses, quer daqueles que nos visitam nos vários momentos. É para manter este dinamismo frequente até ao final do mandato, porque tem sido uma estratégia vencedora”, afirma o presidente da Câmara, João Paulo Guerreiro.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM