Os sócios da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ansião (AHVBA) são chamados a eleger os novos corpos sociais para o triénio 2023/2025. O acto eleitoral irá decorrer a 14 de Outubro.
Rui Rocha, actual presidente da direcção, recandidata-se ao cargo, e é, até ao momento, o único proponente conhecido, no entanto a “lista que vamos apresentar terá pequenas alterações, com três novas entradas em cada um dos órgãos sociais”. Para o economista, “é sempre bom que haja renovação”, lembrando que “ninguém é dono da verdade e é importante contar com outras visões e opiniões”.
Para o candidato, que cumpre já 17 anos de liderança da AHVBA, o balanço não podia ser mais positivo, uma vez que “muita coisa temos vindo a fazer”, e destaca, em termos estruturais, a “ampliação das instalações do quartel”, assim como a aquisição de novas viaturas. Por agora, é tempo de “consolidação da nova equipa de comando, apesar de já conhecer bem os cantos à casa e de ter muita experiência”.
Rui Rocha admite que é necessário “conseguir continuar a captar novos elementos para a corporação”, de forma a dar continuidade “à renovação do corpo de bombeiros”, que tem vindo a sentir, ao longo dos últimos anos, uma “rotação muito maior”. Afinal, anteriormente “víamos bombeiros a permanecer na corporação 20 ou 30 anos, uma realidade que já não se verifica da mesma forma”, com passagens “mais rápidas” pela colectividade, fruto das “actuais condições de vida”, lamenta.
Outra das intenções do actual presidente, e (re)candidato à liderança da direcção da AHVBA, prende-se com a melhoria das instalações, uma vez que “a maioria dos nossos bombeiros passa muitas noites no quartel, e por isso precisam de boas condições para os momentos de descanso”, de onde destaca a “necessidade de ampliar as camaratas femininas”, que “já não são suficientes para albergar as nossas voluntárias”, revela satisfeito, por perceber que “hoje em dia há mais mulheres interessadas e dedicadas a esta causa”.
O anúncio de uma recandidatura não é recente, tendo já sido anunciada em Dezembro do ano passado, no entanto, foi o resultado da iniciativa levada a cabo por voluntários que percorreram o concelho no cortejo de oferendas, e que permitiu angariar mais de 110.000 euros para a corporação, que desencadeou um “elemento motivador e encorajador”. Uma vez que “percebemos o carinho que a população tem pelos Bombeiros Voluntários de Ansião e que valorizam o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos anos, um trabalho de grande proximidade”, admite, dando nota “da estabilidade” da AHBVA. Quanto a uma eventual lista opositora, “se a houver, é bem-vinda”, garante.
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM