11 de Novembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere: Maçãs de Dona Maria puxa pela… maçã no fim-de-semana de 28 e 29 deste mês

22 de Outubro 2023

Crua, cozida ou assada, como sobremesa ou acompanhamento, a maçã é rainha… em Maçãs de Dona Maria, no concelho de Alvaiázere, onde se realiza a terceira edição da Grande Festa da Maçã a 28 e 29 deste mês.

A maçã estará no epicentro de várias das actividades programadas, destacando-se a plantação de macieiras, um concurso de entradas, sobremesas e doces de maçã, “para incentivar o seu consumo e a promoção” e a utilização do fruto como ingrediente em diversas iguarias à disposição no espaço de gastronomia, como revela Eduardo Craveiro Laranjeira, presidente da Junta de Freguesia.

Cabe à Associação da Casa do Povo de Maçãs Dona Maria e ao Grupo Motard 5 Vilas impulsionarem as tasquinhas, onde não faltarão “ícones da gastronomia da freguesia”.

O evento arranca no sábado (29), com actividades que vão desde a apresentação do livro “Conta-me Histórias”, do maçanense Rogério Costa, exposição de aves, jogos tradicionais, concurso de cavadores, passeio de burros, aula de zumba e muita animação musical, que conta com as actuações dos grupos ‘Amigos da Gaita’, PA3, Samuel & Eduarda e termina ao som do DJ Ricardo Coimbra.

No domingo (29), a certame avança com a terceira edição do Trail da Maçã, com uma prova competitiva de 14 km e uma caminhada de 10 km, mais tarde realiza-se um passeio de ‘pasteleiras’ antigas e decorrem provas de vinhos da freguesia e do concelho de Alvaiázere. Haverá a actuação dos ranchos folclóricos da Casa do Povo de Maças de Dona Maria e de Maceira da Lixa. A Grande Festa da Maçã encerra com a entrega de prémios de todos os concursos realizados ao longo do evento, com espaço para um ‘pezinho-de-dança’ comandado pelo DJ ‘O Pimbas’.

“As nossas expectativas são elevadas, acreditamos que, à semelhança do ano anterior, vai haver uma grande adesão, que foi um êxito, porque a festa começa a ser conhecida na freguesia e no concelho”, refere Eduardo Craveiro, enquanto dá conta de que se trata de “uma festa mais virada para o tradicional, mais ligada às raízes do nosso povo”, remata.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM