A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) avisou hoje a população para adoptar medidas preventivas face ao esperado agravamento do estado do tempo, com chuva, vento forte e agitação marítima previstos para os próximos dias.
A Protecção Civil alerta, em comunicado, que podem ocorrer inundações em zonas urbanas, cheias devido ao transbordo de rios e ribeiras, deslizamentos de terras, contaminação de fontes de água potável ou arrastamento de objectos soltos e estruturas móveis para as estradas, aumentando dessa forma os riscos de acidentes de viação e recomenda que sejam desobstruídos os sistemas de escoamento e fixadas correctamente estruturas soltas ou suspensas.
As recomendações incluem ainda cuidado na circulação junto a áreas arborizadas ou perto do mar, não praticar actividades marítimas, reduzir a velocidade na condução nas estradas e não atravessar zonas que registem inundações.
“A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adopção de comportamentos adequados”, refere o comunicado.
Na mesma nota, a Protecção Civil indicou as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para os próximos dias, que antecipa “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada e ocasionalmente de granizo” em todo o continente (em especial no Norte e no Centro), ventos de 55 quilómetros por hora e rajadas até 90 quilómetros por hora, e agitação marítima com ondas até quatro metros de altura no domingo no litoral Norte e Centro.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM