14 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Câmara aprova compra de terrenos por 1,8 milhões de euros para criar parque verde

15 de Setembro 2023

A Câmara de Pombal aprovou a compra de terrenos, por 1,8 milhões de euros, para criar um parque verde na sede do concelho, numa área de 67 mil metros quadrados, disse hoje o seu presidente, Pedro Pimpão.

“Trata-se de uma das maiores ambições dos pombalenses que, em todos os fóruns, sempre manifestaram a necessidade de Pombal ter um grande parque verde, como uma cidade moderna e progressista”, afirmou à agência Lusa Pedro Pimpão.

Os terrenos, rústicos e urbanos, que estão a ser negociados com os proprietários há décadas, localizam-se na Quinta do Emporão, junto à malha urbana da cidade de Pombal, ao rio Arouca e ao Itinerário Complementar 2, a sul da cidade, precisou o autarca.

“Vai dar uma visibilidade mais positiva a Pombal, porque a entrada sul da cidade vai ficar com outra atractividade”, destacou.

Segundo o presidente do município, este parque de lazer vai ser “um pulmão verde da cidade” e o “prolongamento do corredor ribeirinho e de um conjunto de equipamentos” desportivos e recreativos que já estão disponíveis para a população.

“Vai ser um espaço propício para vários eventos e iniciativas de âmbito desportivo, recreativo ou cultural, porque vai ser uma nova centralidade que vamos ter aqui em Pombal”, declarou, referindo que o projecto, que já tem mais de 10 anos, vai ser actualizado, pelo que ainda não estão definidos os equipamentos que a área vai contemplar.

A aquisição, aprovada por unanimidade em reunião de Câmara na quinta-feira, vai ser objecto de votação em Assembleia Municipal e depois submetida a visto do Tribunal de Contas.

“É um investimento que está previsto na Área de Reabilitação Urbana Seixo/Emporão, que foi aprovada por unanimidade também na Assembleia Municipal, ou seja, é um dos projectos previstos para intervenção nesta zona da cidade e, basicamente, é a concretização de um sonho antigo dos pombalenses”, frisou.

Pedro Pimpão explicou que este sonho ficou comprovado no período de auscultação pública no âmbito do Plano de Acção Pombal 2030, no qual os cidadãos foram chamados a pronunciar-se sobre os principais projectos a realizar no concelho na próxima década, sendo que a criação de um parque verde na cidade foi “das acções mais priorizadas pela população como sendo a mais importante a realizar nos próximos anos”.

Ainda segundo o autarca, este “é um projecto consensual politicamente, porque a construção de um grande parque verde urbano de Pombal estava plasmada em todos os programas eleitorais de todos os partidos políticos nas eleições autárquicas”.

O presidente da Câmara acrescentou que o objectivo é ter o parque verde a ser usufruído pela população ainda este mandato.

“Esse é o meu objectivo e trabalharei nesse sentido”, garantiu.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM