10 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Mel escasseia mas feira resiste no Espinhal

1 de Setembro 2023

Pelo Espinhal, a tradição ainda é o que era e, por isso, a partir de hoje (1) e até domingo (3), a vila anima-se com mais uma edição da Feira do Mel que promete atrair alguns milhares de visitantes.

O programa inclui a distinção do mérito escolar, actividade física, cultura, espectáculos musicais e a feira que comercializa um dos bons produtos endógenos da região.

Hoje (1) à noite, a Junta de Freguesia local entrega os já habituais prémios de mérito escolar “Professora Alice Gonçalves”, distinguindo mais de três dezenas de alunos que frequentam o Centro Escolar do Espinhal.

O primeiro dia do evento contará ainda com animação musical do grupo Trap Zap e a Noite DJ Kid Loco & Los Mysterios.

Amanhã (2), depois do Parque Verde da Quinta da Cerca acolher uma tarde desportiva, a noite (21h00) tem como pontos altos o concerto comemorativo dos 140 anos da Sociedade Filarmónica do Espinhal, juntando a Sociedade Filarmónica Penelense à banda aniversariante, e o espectáculo de David Antunes, com a participação especial de Jéssica Cipriano. O programa de sábado fecha com um baile com o grupo SóRitmo.

No domingo (3), a tradicional Feira do Mel tem início pelas 8h00 e o dia inclui um vasto programa de animação. Para as 9h00 está marcada a concentração para a caminhada “Rota da Água e do Mel”, dinamizada pela Associação de Caminheiros de Penela.

Às 11h30, depois de uma visita das entidades oficiais ao certame, será inaugurada uma exposição interactiva multissensorial. A tarde será preenchida pelo folclore, com um festival na qual participam o Rancho Infantil e Juvenil de Friestas (Valença), o Rancho Folclórico Cultural de Danças e Cantares de S. Miguel de Alcainça (Mafra), e o Grupo de Danças e Cantares Ecos de Montemuro da ASCRM Faifa (Lisboa). Ao longo do dia, o evento terá ainda animação de rua pelos “Salta Pocinhas”.

Beatriz Villar encerra com uma noite de fados, a partir das 21h30, no Largo da Igreja, três dias de festa. Todos os espectáculos têm entrada gratuita.

Mel escasseia

A Feira do Mel do Espinhal vai para a 34.ª edição. O mel que outrora abundava, é hoje um produto cada vez mais escasso. A dificuldade tem vindo a sentir-se ao longo dos últimos anos e levou mesmo, entretanto, à abertura do certame a mel não certificado, medida justificada então pelo atraso no processo de certificação, mas o princípio de uma evidência que os tempos se encarregariam de confirmar: há menos apicultores na região e há menos mel.

Se há poucos anos a vespa asiática se encarregou de dizimar um número incontável de apiários e com isso desmotivar os produtores, levando muitos a desistir, agora têm sido as alterações climáticas a terem um papel determinante na diminuição da produção.

“A produção de mel depende muito das condições climatéricas, e este ano, entre Março e Maio, o estado do tempo não foi favorável e propício a uma floração adequada, pelo que mais uma vez teremos uma diminuição da quantidade de mel”, regista Luís Oliveira Dias, presidente da Junta de Freguesia do Espinhal, autarquia que juntamente com a Câmara Municipal de Penela e a Associação Serramel promovem a feira na qual marcarão presença cerca de duas dezenas de produtores de vários concelhos da região.

O autarca alerta ainda para um recrudescimento dos ninhos de vespa asiática, depois um período de maior acalmia. “A situação esteve muito parada, mas desde há cerca de um mês que estão a aparecer na freguesia bastantes ninhos, outra vez. Não é nada como há três anos, mas verifica-se de novo o seu aparecimento”, refere Luís Oliveira Dias, dando nota do trabalho da Junta na eliminação dos mesmos.

No domingo, ao longo de todo o dia, as ruas do Espinhal vão encher-se com milhares de visitantes à procura de levar para casa o bom mel da região, a maioria não certificado, produzido por apicultores tradicionais, mas “de boa qualidade”, assegura o autarca, para quem a certificação é muitas vezes uma “mera formalidade”.

“No ano passado tivemos muita gente a visitar-nos durante o fim-de-semana da feira e estamos convencidos que este ano irá ser igual”, perspectiva Luís Oliveira Dias.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM