15 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Leiria: Voluntários da região Centro “Voaram Mais Alto” no XV Encontro de Voluntariado da LPCC

27 de Setembro 2023

A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (LPCC.NRC) promoveu, no passado sábado (23), o XV Encontro Regional do Voluntariado em Oncologia. Sob o mote “Voar Mais Alto”, o evento reuniu, na Base Aérea n.º 5 de Monte Real, em Leiria, cerca de 400 voluntários. Com um programa apelativo e animado, destaque para a atribuição das insígnias a 59 voluntários.

A iniciativa, que tem como objectivo primordial a homenagem aos voluntários da instituição pelo trabalho desenvolvido em prol dos doentes oncológicos e familiares, reuniu cerca de 400 voluntários na Base Aérea de Monte Real, em Leiria.

“O voluntariado é o pilar edificante da Liga Portuguesa Contra o Cancro, pelo que este Encontro representa a oportunidade de agradecer e reconhecer o trabalho e dedicação destes voluntários”, referiu Natália Amaral, secretária-geral da direcção da LPCC.NRC, na sessão de abertura, que contou ainda com as presenças de Francisco Dionísio, comandante da Base Aérea de Monte Real; Ricardo Sousa, Coordenador Nacional do Voluntariado da LPCC; Sónia Silva, responsável pela Unidade de Voluntariado (LPCC.NRC) e Acácio Duarte, vogal da direcção da LPCC.NRC.

Após a sessão de abertura, seguiu-se um momento de reflexão, com a comunicação “Estratégia Europeia de Combate ao Cancro” proferida por Lúcio Meneses de Almeida, médico de Saúde Pública e vogal da direcção da LPCC.NRC.

Por sua vez, a mesa-redonda “Uma LIGA mais próxima do doente” centrou-se nos novos desafios e oportunidades de apoio ao doente oncológico e a família. Nesse âmbito, foi dado a conhecer o projecto Eu Navigate – financiado pela Comissão Europeia e que a LPCC.NRC integra -, por Maja de Brito, psicóloga, investigadora da Universidade de Coimbra, e foi abordado, ainda, “O Apoio Social da Liga Portuguesa Contra o Cancro”, por Margarida Costa, responsável pela Unidade de Apoio Social da LPCC.NRC.

Teve, também, lugar um momento de animação musical, com a actuação do Coro ao Centro da LPCC.NRC e d’As FANS – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra, sendo que a manhã terminou com a cerimónia simbólica de atribuição das insígnias a todos os que, voluntariamente, dedicam um pouco do seu tempo à missão da LPCC.NRC e que este ano completam 3, 5, 10, 15, 20 e 25 anos de voluntariado. Trata-se de um “gesto” simbólico que visa, sobretudo, o reconhecimento destes voluntários pela sua dedicação, e entrega a esta causa.

O período da tarde teve uma vertente mais recreativa com uma visita guiada à Base Aérea de Monte Real, oferecendo uma experiência de imersão da realidade militar, destacando a cultura aeronáutica.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM