14 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Santiago da Guarda regressa ao tempo dos romanos no fim-de-semana de 9 e 10 deste mês

3 de Setembro 2023

Os romanos voltam a invadir Santiago da Guarda durante dois dias e a fazer das suas… Cortejos, danças, teatro, animação de rua, romaníadas, colóquio, tabernas com comes e bebes de outrora, mas também o mercado de produtos locais prometem dar vida ao espaço envolvente ao Complexo Monumental no Forum Romano, que se realiza no fim-de-semana de 9 e 10 de Setembro.

Por estes dias, os visitantes vão ter a oportunidade de assistir a um conjunto de quadros romanos protagonizados por comerciantes, tasquinhas e múltiplas representações históricas com gladiadores, musas, acepipes, jogos helénicos, cortejos, danças e teatro. O programa da iniciativa constitui uma autêntica viagem no tempo que pretende “celebrar a importância do património cultural deixado aos ansianenses pelos romanos”, realça a autarquia.

A viagem no tempo começa no sábado (9), pelas 9h00, com uma “Caminhada de observação do traçado da antiga Via Romana Olisipo/Bracara Augusta. Segue-se a abertura do Forum Romano e acolhimento floral aos visitantes, pelas 14h00. Meia hora mais tarde tem inicio o seminário “De Roma ao Coração de Sicó”.

“Para além de ir ao mercado e saborear as iguarias da época, no Forum Romano poderá conhecer um pouco melhor a cultura, os usos e os costumes dos romanos e ainda assistir às divertidas Romaníadas, jogos onde Patronos, presidentes de todas as juntas de freguesia, suas equipas e claques, tudo farão para conquistar a Ânfora com o melhor dos néctares”, adianta a edilidade, com a certeza de que esta é “uma oportunidade para observar de perto como era viver no tempo dos romanos”.

Até domingo (10), pelas 22h00, actividades não vão faltar num evento cujas entradas são gratuitas. Destaque ainda para as oficinas romanas, com temáticas que vão desde a filosofia, mosaico, ou bulas, passando pelas lucernas, os teatros de fogo, as sessões de música de época, ou os jogos e divertimentos para os mais novos.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM