29 de Setembro de 2023 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere: Alva Canto espera atrair mais alunos ao ensino musical

1 de Setembro 2023

A Academia de Música da Associação de Cultura Alva Canto já iniciou o período de inscrições para o próximo ano lectivo, revela Manuel Lourenço, presidente da colectividade, enquanto explica que “a perspectiva é a de continuar a aumentar o número de alunos” interessados em aprender música.

Ainda que a “oferta formativa se mantenha muito semelhante à do ano anterior, percebemos que ano após ano temos conseguido captar cada vez mais alunos” para o projecto, que no ano passado contou com 36 alunos. Desta forma, “iremos continuar com os mesmos cursos e disciplinas, nomeadamente, acordeão, bateria, canto, flauta de bisel, guitarra, guitarra eléctrica, piano e violino, bem como classes de conjunto e de formação teórica”, anuncia.

Manuel Lourenço explica, ainda, que “os alunos podem inscrever-se em cursos livres”, onde “podem escolher um determinado instrumento e frequentar as aulas, uma vez por semana”, ou “cursos que estão estruturados de acordo com o currículo oficial, alicerçados no contrato-programa de desenvolvimento cultural “Música para todos”, celebrado com o Município de Alvaiázere”, e que vai de encontro ao programa leccionado no ensino articulado, cuja coordenação pedagógica “é da responsabilidade do Conservatório de Artes da Canto Firme, uma das mais prestigiadas instituições ligadas ao ensino artístico da região, garantindo-se, dessa forma, uma formação musical de qualidade”, congratula.

O responsável adianta que “relativamente ao ensino de tipo oficial, a autarquia suporta entre 50% e 95% da propina dos alunos, em função do respectivo escalão da Segurança Social”, o que permite “facilitar o acesso transversal das crianças e jovens do concelho a uma tipologia de ensino que poderia não ter acesso de outra forma, e que acaba por preparar os jovens para os exames do conservatório”, assegura.

Desta forma, as propinas mensais para os jovens entre os cinco e os 18 anos varia entre os 3,5 e os 40 euros, sendo que esta modalidade de ensino integra o ensino de três disciplinas, nomeadamente, formação musical, classe de conjunto e instrumento.

Já no que diz respeito aos cursos livres, “podem ser frequentados por pessoas de qualquer idade”, uma vez que “o currículo é adaptado aos interesses de cada aluno, sendo apenas ministrada a formação em instrumento”, onde os valores variam entre os 45 e os 60 euros mensais.

Manuel Lourenço revela ainda que “estão a ser preparados outras novidades”, no que toca às valências assumidas pela Alva Canto, nomeadamente no que diz respeito à captação de novos elementos para o Coral adulto da colectividade, ou a realização de um festival de teatro amador, que “está a ser pensado e trabalhado no seio do nosso grupo de Teatro”. Um projecto que será “revelado dentro de pouco tempo”.

Para já está agendada, para 18 de Setembro, às 19H00, na Casa da Cultura de Alvaiázere “a reunião de arranque, com alunos e encarregados de educação da Academia de Música”, remata.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM