As seculares e tradicionais Festas do Bodo de Abiul iniciam-se hoje (4) e estendem-se até dia 7 de Agosto. A 14 de Agosto, ainda há festa, com uma corrida de toiros à portuguesa.
A Junta de Abiul, presidida por Sandra Barros, pretende manter os usos e costumes do povo, através de um programa de actividades a reviver os tempos antigos. Assim, para além de ser uma tradição com algumas centenas de anos, a romaria “é uma promessa dos abiulenses à padroeira da freguesia, Nossa Senhora das Neves”.
Desta forma, “as festas do Bodo são também um local de reencontros entre os abiulenses que se encontram espalhados pelos quatro cantos do mundo e que regressam às suas origens durante estes dias”, num “momento de partilha e convívio, onde se pretende promover o rico património histórico, a cultura e a boa gastronomia” da freguesia, uma vez que a realização deste certame “assume um importante papel na promoção, nos usos e nos costumes” locais, realça a autarca.
Falar do Bodo de Abiul é falar, forçosamente, nas tradicionais corridas de touros. A freguesia já foi distinguida com o galardão de “Melhor Feira Taurina 2014” e os cartéis para 2023 não vão deixar Abiul de fora das atenções dos aficionados.
A Feira Taurina arranca amanhã (5), com um cartel onde estão presentes os cavaleiros João Moura Jr., Marcos Bastinhas e João Ribeiro Telles, na lide de touros de Canas Vigourox. Os Forcados Amadores da Chamusca e da Tertúlia T. Terceirense repartem as pegas da noite.
Segue-se a segunda corrida, agendada para domingo (6), com a habitual corrida mista, este ano em homenagem a Luís Rouxinol e Luís Rouxinol Jr. O toureio a pé fica por conta do matador de touros luso, João Silva, ‘Juanito’. Os touros são da ganadaria Falé Filipe e completa o cartel o Grupo de Forcados Amadores Académicos de Coimbra, os triunfadores do ano passado.
Para 14 de Agosto, a tradicional corrida à portuguesa terá em praça os cavaleiros Rui Fernandes, Miguel Moura e Duarte Fernandes, que lidam touros da ganadaria de Passanha. Pegam os Forcados Amadores de Lisboa e Amadores de Coimbra.
No que diz respeito aos artistas que compõem o cartaz das Festas do Bodo de Abiul, o destaque vai para o artista Lorenzo, que marca presença na noite de hoje, com a noite a terminar ao som do Dj Pedro Silva. Para amanhã a animação fica a cargo do duo musical Tomané, sendo a missa solene e a procissão um dos momentos altos do dia.
Para domingo está prevista a actuação do carismático Graciano Ricardo e a noite de segunda-feira (7) é reservada ao fado, com a actuação de teresa Tapadas, Francisco Sobral, Jaime Amante, Ricardo Silva e João Silva, seguida de baile abrilhantado por ‘Pirikito’. A 14 de Agosto celebra-se a “Noite Branca”, com baile tradicional a cargo de John Mitchell e Valter Gonçalves.
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM