O pombalense António Silva Ribeiro, que deixou há poucos meses o cargo de Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas (CEMFGA), foi homenageado, a 28 de Julho, pelo Município de Pombal, com a atribuição do seu nome ao largo/praça que acaba de ser requalificado e permite ligar a central de camionagem à estação ferroviária local.
No local foi edificado um busto, uma estátua da autoria de Carlos Oliveira, que ilustra e homenageia o almirante. A entrega do monumento fez parte da programação da sessão solene da abertura das Festas do Bodo, na presença da ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, que teceu rasgados elogios ao pombalense, pela forma “exemplar” como serviu Portugal ao longo de quase meio século de carreira militar.
“Louvo o almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro pela forma distinta, abnegada e exemplar como serviu Portugal ao longo de mais de 48 anos de carreira militar dedicados à Marinha e às Forças Armadas”, realçou.
A governante considera o pombalense um “profundo conhecedor da instituição militar, da estrutura da Defesa Nacional e das dinâmicas da estratégia e da geopolítica”.
“O almirante Silva Ribeiro exerceu as suas funções num período de particular exigência para o país e para o mundo, marcado especialmente por uma pandemia e pelo eclodir de um novo conflito na Europa, onde veio a confirmar uma clara visão estratégica, sentido de Estado e excepcionais capacidades de comando e liderança”, destaca.
Já Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, considera que a edilidade é composta por “uma comunidade que valoriza o seus e fica orgulhosa dos seus feitos, ou não tivéssemos nós uma forte ligação a personalidades tão distintas como um dos principais reformistas da história de Portugal, o Marquês de Pombal, ou a poetisa Madalena Martel Patrício, que foi a primeira mulher indicada para Nobel Literatura, ou o académico e político Carlos Alberto Mota Pinto, que foi primeiro-ministro de Portugal”, entre tantas outras personalidades com o “ADN de Pombal que se afirmaram no panorama nacional e internacional”.
Desta forma, o autarca acredita que é importante “continuar a valorizar e a reconhecer o mérito a quem o tem, e se o pudermos fazer em vida então esse reconhecimento ainda ganha mais significado”, referindo-se à “justa e merecida homenagem ao nosso conterrâneo almirante António da Silva Ribeiro, nascido e criado em Pombal, que atingiu o topo da carreira militar chegando a CEMGFA, funções que desempenhou com elevada distinção, mérito e competência, como é sobejamente reconhecido pelos seus pares”.
“É um enorme prazer podermos realizar estas homenagens em vida, para que os homenageados possam sentir na pele e no coração, o reconhecimento e o carinho de toda uma população”, salientou.
Visivelmente emocionado, o homenageado não poupou palavras de apreço ao município pombalense. “Sinto-me muito lisonjeado na medida em que se trata de um tributo a um militar que dedicou mais de 48 anos a servir Portugal nas Forças Armadas”, dando nota de que “a distinção que a autarquia me concede, ao atribuir o meu nome a este espaço e nele implantar um alto-relevo que protagoniza a minha imagem e carreira militar, é algo que me distingue de uma forma superlativa e que muito agradeço, sobretudo porque foi feita em vida”, reforça.
Dando nota das “muitas distinções que recebi no país e no estrangeiro”, onde salientou a condecoração atribuída pelo Papa Francisco, Silva Ribeiro assume que “nenhuma supera em afectividade institucional e satisfação pessoal aquelas com que fui agraciado em Pombal, cujo município esteve sempre na linha da frente das demonstrações de louvor à minha pessoa”.
Refira-se que a intervenção de requalificação daquele espaço público representou um investimento superior a 750.000 euros e incluiu a demolição das instalações do antigo centro de formação da Cercipom, localizado entre as estações ferroviária e rodoviária.
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM